A FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS

Autores/as

  • Kelly Regina Conde UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Câmpus de São José do Rio Preto)

Resumen

A pedagogia nasce para orientar a ação educacional, contrapondo-se à utilização de saberes espontâneos para educar, prática que, no entanto, ainda é amplamente difundida nesta área. Na Grécia Antiga, a pedagogia era vista como uma extensão do próprio ato de filosofar, pois era preciso teorizar sobre os fins da educação e os meios para alcançá-la. Com o passar do tempo, parece haver-se rompido esse elo, sendo a educação cada vez mais vista como ação e não tanto como reflexão, o que percebemos prejudicial para o bom desenvolvimento do que consideramos educar. Os procedimentos usados na sala de aula só adquirem sentido se houver o esclarecimento dos pressupostos antropológicos e dos objetivos a serem alcançados pelo professor. Dessa maneira, é preciso que haja coerência entre as ideias, os conteúdos escolhidos e os métodos utilizados na sala de aula ou, caso contrário, haverá uma incoerência grave na práxis educacional. Portanto, constata-se a necessidade de uma fundamentação sólida da prática docente por meio de uma reflexão crítica acerca das questões e problemas que permeiam a realidade educacional, ao que chamamos de filosofia da prática docente. Esta, por sua vez, exige um professor que seja essencialmente reflexivo, portanto, que faça uso da filosofia em suas práticas diárias.

Palavras-chave: Filosofia docente; Formação de professores; Práxis; Prática docente;

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Regina Conde, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Câmpus de São José do Rio Preto)

Pedagoga, Mestranda em Ensino e Processos Formativos pela UNESP (Ibilce)

Publicado

09-02-2018

Cómo citar

CONDE, K. R. A FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13115. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino