A FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS
Resumen
A pedagogia nasce para orientar a ação educacional, contrapondo-se à utilização de saberes espontâneos para educar, prática que, no entanto, ainda é amplamente difundida nesta área. Na Grécia Antiga, a pedagogia era vista como uma extensão do próprio ato de filosofar, pois era preciso teorizar sobre os fins da educação e os meios para alcançá-la. Com o passar do tempo, parece haver-se rompido esse elo, sendo a educação cada vez mais vista como ação e não tanto como reflexão, o que percebemos prejudicial para o bom desenvolvimento do que consideramos educar. Os procedimentos usados na sala de aula só adquirem sentido se houver o esclarecimento dos pressupostos antropológicos e dos objetivos a serem alcançados pelo professor. Dessa maneira, é preciso que haja coerência entre as ideias, os conteúdos escolhidos e os métodos utilizados na sala de aula ou, caso contrário, haverá uma incoerência grave na práxis educacional. Portanto, constata-se a necessidade de uma fundamentação sólida da prática docente por meio de uma reflexão crítica acerca das questões e problemas que permeiam a realidade educacional, ao que chamamos de filosofia da prática docente. Esta, por sua vez, exige um professor que seja essencialmente reflexivo, portanto, que faça uso da filosofia em suas práticas diárias.
Palavras-chave: Filosofia docente; Formação de professores; Práxis; Prática docente;
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.