MIL CENÁRIOS: PERSPECTIVISMO E DRAMATIZAÇÃO NA OBRA DE GILLES DELEUZE

Autores/as

  • Eduardo Pellejero

Resumen

Reconhecendo a omnipresença da questáo teatral no ar de seu tempo, Deleuze se reclama de uma tradiçáo extemporânea, que passa por Kierkegaard, por Péguy, e, evidentemente, por Nietzsche. A procura de uma confluência possível de dois fluxos de pensamento, grosseiramente estruturalistas e nietzscheanos, que Derrida assinalava justamente como um dos paradoxos constituintes do pensamento contemporâneo, parece assinalar para Deleuze a via mais prometedora para a produçáo de um novo pensamento, de uma nova forma de pensar. Ponto de encontro onde o teatro se desconhece a si próprio (ao menos na sua forma clássica), e que o presente artigo pretende explorar, a partir das figuras mais importantes na obra de Deleuze.

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Publicado

23-09-2010

Cómo citar

PELLEJERO, E. MIL CENÁRIOS: PERSPECTIVISMO E DRAMATIZAÇÃO NA OBRA DE GILLES DELEUZE. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 2, n. 5, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/415. Acesso em: 18 may. 2024.