SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DE “A THEORY OF JUSTICE”: ENTRE BENS PRIMÁRIOS, IGUALDADE EQUITATIVA DE OPORTUNIDADES E RECIPROCIDADE

Autores/as

  • Marcos Rohling UFSC

Resumen

Esse texto tem por propósito discutir alguns conceitos da teoria da justiça de Rawls os quais se relacionam à educação: acesso, finalidade e distribuição da educação. Para tanto, o mesmo é dividido em duas partes: i) as implicações que requisitam o segundo princípio de justiça para a educação sob a ótica dos bens primários; ii) o estabelecimento de uma pedagogia da justiça a partir dos três estágios do desenvolvimento moral de um senso de justiça centrada na ideia de reciprocidade.

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Biografía del autor/a

Marcos Rohling, UFSC

Graduado em Filosofia, bacharel e licenciado, graduando em direito. Mestre em filosofia: Ética e Filosofia Política; Doutorando em Educação: Sociologia e História da Educação e bolsista do CNPq

Publicado

12-02-2015

Cómo citar

ROHLING, M. SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DE “A THEORY OF JUSTICE”: ENTRE BENS PRIMÁRIOS, IGUALDADE EQUITATIVA DE OPORTUNIDADES E RECIPROCIDADE. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5433. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino