EL HUMOR O LA FATALIDAD DE LA HERMENÉUTICA
Resumen
El artículo pretende aportar algunos elementos en vistas a una indagación acerca de los límites de la aventura hermenéutica. A tal fin, se propone un recorrido con la intención de reconstruir la intuición que guía a la hermenéutica en su pretensión de convertirse en horizonte de toda experiencia posible (tal como se propone en el proyecto gadameriano). A continuación, se realiza un examen de la experiencia humorística, a partir del cual se desanda el camino hermenéutico para explorar la relación paradójica entre sentido y sinsentido que atraviesa el humor. Finalmente, esta contraposición entre la experiencia hermenéutica y la humorística, es planteada como línea de ensayo para una problematización sobre las posibilidades y los límites de la propia filosofía.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.