O PODER DISCIPLINAR: UMA LEITURA EM VIGIAR E PUNIR
Resumen
O artigo trata da analítica do poder em Michel Foucault como tema de investigaçáo filosófica. Tematiza a concepçáo de poder disciplinar a partir das práticas sociais e jurídicas, apontando para a relaçáo entre poder e saber. Aborda os principais aspectos do poder disciplinar. Enfatiza a disciplina como forma do poder disciplinar para controlar e fazer funcionar a sociedade. Avalia as modalidades do poder e a sua mudança da época clássica para a modernidade. Mostra os deslocamentos e as técnicas do poder no século XVII e XVIII. Apresenta a passagem do exercício do poder sobre o corpo do indivíduo, para o corpo espécie. Trata do controle social da Sociedade Disciplinar. Apresenta o Panóptico no qual a relaçáo de poder é de sujeiçáo constante do indivíduo e demonstra que o panoptismo constitui-se um poder produtor de um saber que regula a vida dos indivíduos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.