AUTORIDADE E LIBERDADE NA PRÁXIS EDUCATIVA: PAULO FREIRE E O CONCEITO DE AUTONOMIA

Autores/as

  • Sandro de Castro Pitano
  • Gomercindo Ghiggi

Resumen


Resultado de pesquisa em Filosofia da Educaçáo, este artigo desenvolve uma reflexáo crítica em torno das relações entre autoridade e liberdade na escola, tendo como foco o pensamento de Paulo Freire. O conceito de autonomia é considerado como o ponto de equilíbrio capaz de estabelecer a legitimidade de ambas, por tratar-se de um processo dialético de construçáo da subjetividade individual, dependente das relações interpessoais desenvolvidas no espaço vivido. A investigaçáo consistiu em um momento teórico e outro prático, necessariamente aproximados ao longo das reflexões. No primeiro, tratou de identificar, por meio de uma análise de conjunto das obras de Freire, as dimensões e o significado da relaçáo entre autoridade e liberdade no processo educativo. O estudo complementar de teóricos que o influenciaram, tais como Makarenko e Kant, mostrou-se fundamental. Por fim, no âmbito empírico, analisamos relatos de experiências realizados por professoras em formaçáo, dedicando especial ênfase às contradições em torno da compreensáo de autoridade percebidas em suas falas.

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Publicado

01-10-2010

Cómo citar

PITANO, S. de C.; GHIGGI, G. AUTORIDADE E LIBERDADE NA PRÁXIS EDUCATIVA: PAULO FREIRE E O CONCEITO DE AUTONOMIA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 2, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/578. Acesso em: 22 dic. 2024.