IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES

Autores/as

  • Renata Peres Barbosa Pedagoga - UTFPR/Londrina Doutoranda - UNESP/Marília

Resumen

Ao falar sobre o projeto da Modernidade, nos esbarramos diretamente no tema da formação. Isso porque as características centrais que moveram tal projeto, sua visão de homem e de sociedade, incidiram reflexos no âmbito da educação, reflexos estes que deixaram vestígios até hoje, caros à contemporaneidade, ao esvaziarem e secundarizarem diversas dimensões humanas que não poderiam ser, de modo algum, esquecidas/negligenciadas. Desse modo, o tema da formação tem sido discutido a exaustão na contemporaneidade, na busca de compreender suas potencialidades, contradições e limitações. O presente texto tem como objetivo problematizar e refletir sobre tal debate, a partir de fragmentos de duas tradições que marcaram a filosofia da educação no século XX, a saber, os frankfurtianos Adorno e Horkheimer e Friedrich Nietzsche. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Peres Barbosa, Pedagoga - UTFPR/Londrina Doutoranda - UNESP/Marília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2008). Mestre (2011) e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP câmpus Marília, da linha de História e Filosofia da Educação. É pedagoga do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/Londrina, onde atua como Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica; Filosofia da Educação; Cientificidade do Conhecimento em Educação.

Publicado

12-02-2015

Cómo citar

BARBOSA, R. P. IMPASSES MODERNOS E O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6461. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino