IDEOLOGIA E DOENÇA SOCIAL: FENOMENOLOGIA E CURA
Resumen
O texto que se segue resultou de alguns questionamentos propostos em sala de aula por alunos do Ensino Médio do Cap-UERJ. Vivemos num mundo marcadamente em crise moral. Visualizo esta crise como uma crise da razáo ocidental. O homem deixou transformar sua capacidade de pensar em “pulsáo ideológica”. Além de nela viver, acredita-se co-partícipe dela, virando produto e náo conseguindo engendrar um processo dialético e analógico entre criar e viver. Procuro desenvolver no trabalho uma visáo crítica da ideologia capitalista, denunciada por Marx e ampliada por Marcuse como “doença social”, propondo uma saída alternativa com Husserl e sua fenomenologia
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.