Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Saberes tem como missão reunir pesquisadores seniores e iniciantes do Brasil e do exterior numa linha editorial que compreenda trabalhos de Ética, Filosofia Política e Filosofia da Educação, Filosofia da linguagem, Educação e ensino, e as diversas intersecções entre educação/ensino com outras áreas buscando reunir pesquisas de professores e pesquisadores de diferentes instituições, alunos de Mestrado e Doutorado de Programas de Pós-Graduação.
A Saberes aceita artigos inéditos e originais em português, inglês e espanhol com resumo e palavras-chave na língua do artigo e em mais duas línguas diferentes (português, inglês, espanhol).
A Saberes realiza chamadas para números especiais temáticos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos submetidos são inicialmente analisados pelo Comitê Editorial para verificar a relevância da submissão em relação ao escopo, originalidade (usando software antiplágio) e conformidade com as normas da revista. Os trabalhos aprovados nessa etapa são enviados para avaliação duplo-cega ( "double-blind" review. sem identificação dos autores) por revisores, que podem ser membros do Conselho Científico ou revisores ad hoc, seguindo o modelo de revisão por pares duplo-cega. A aprovação ou reprovação é determinada por dois pareceres concordantes. Se houver divergência entre os dois primeiros pareceres, um terceiro revisor será consultado para desempatar. Os trabalhos podem ser aprovados, reprovados ou aprovados com a condição de que sejam feitas revisões. Nesse caso, os autores devem fazer as alterações necessárias e reenviar o texto para nova avaliação. A decisão final sobre a publicação cabe ao Comitê Editorial.
Periodicidade
A Saberes é um periódico anual (Janeiro-dezembro), com publicação em Janeiro.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratizaçáo mundial do conhecimento.
Política anti-plágio
Durante o processo de avaliação, caso seja identificado algum tipo de plágio, o artigo será devolvido ao autor, que poderá submetê-lo novamente em outro momento, caso seja identificado após a publicação o artigo será excluído e o autor responderá legalmente pela quebra de direitos autorais. Para acessar a política completa clique aqui.
Política de arquivamento
Os arquivos publicados nesta revista são depositados na Rede Cariniana, que é um sistema de preservação digital baseado no modelo de rede distribuída, que acompanha e provê subsídios a outros projetos brasileiros que precisam preservar materiais digitais autênticos e certificados por instituições reconhecidas.
Histórico do periódico
Criada em 2008, a Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação (ISSN 1984-3879) é uma publicação de fluxo contínuo, aberta para pesquisadores das áreas de Filosofia e Educação. A publicação constitui um canal de divulgação científica defendendo os princípios de pluralidade e inter-relação das áreas de conhecimento e produção do saber. Atualmente é uma publicação institucional do Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó. A Saberes tem como missão contribuir, de um lado, para o desenvolvimento da pesquisa nas Áreas da Educação, Ética, Filosofia Política, Filosofia da Educação e práticas de ensino e, de outro, para a formação de pesquisadores, mediante intercâmbio e divulgação de pesquisas e estudos realizados por educadores vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras.