A NOÇÃO DE LIMITE: A BASE POÉTICA DA ÉTICA DE EPICURO
Resumo
A ética epicurista se fundamenta na noção poética de limite (péras/hóros). O objetivo deste trabalho é apresentar a ética de Epicuro por meio da investigação dos textos em que a noção de limite é enfatizada. Epicuro também é partidário da equalização entre bom e belo (kalòs kaì agathós) e partilha da noção de belo definida na Poética de Aristóteles. Esta noção se fundamenta nas noções de péras e hóros que, por sua vez, servirão de base para a ética Epicurista. O bem é identificado com o prazer (hedoné) e este não pode ser alcançado à revelia da consecução de uma vida bela. A felicidade depende da prática constante de observação dos limites do corpo e das possibilidades de atuação do homem na natureza. O artigo de P. De Lacy (1969) fundamenta esta interpretação. Máximas Capitais, Sentenças Vaticanas e as Cartas a Heródoto e a Meneceu são os textos de Epicuro que servem de base para o trabalho. A Poética de Aristóteles também se configura como texto importante, bem como os textos Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres de Diógenes Laércio, Epicurea de H. Usener e o De Rerum Natura de Lucrécio. A partir da investigação das edições em grego destes textos, edição em latim no caso do De Rerum Natura, são delimitadas as passagens em que figuram os termos correspondentes à noção de limite.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.