O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: TENSÕES E DIVERGÊNCIAS
Resumo
Por mais que tenham, largamente, ocorridos os ciclos de debates para a elaboração das versões da Base Nacional Curricular Comum, doravante BNCC, há, ainda, demasiadas ressalvas à adoção de um Currículo Nacional Comum. Portanto, ressaltamos, aqui, que o conteúdo dessas ressalvas – seja as que faremos, seja as de outros enunciadores – merece ser difundida, pois qualquer que seja a posição contrária tem propósito apresentar as fragilidades desta proposta curricular. Com nossa pesquisa, de cunho qualitativo, buscamos problematizar questões depreciativas ligadas a BNCC. Nosso mote inicial é analisar, à luz do pensamento crítico, o discurso defensor da Base, e, também caracterizar a “emergencial necessidade” ventilada pelo Ministério da Educação – MEC – de se estabelecer uma BNCC para a Educação brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.