Aspectos político-pedagógicos em Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID13762Resumo
Este artigo tem como finalidade apresentar algumas reflexões promovidas por Antonio Gramsci. O texto apresenta sumariamente dados biográficos e aspectos da sua obra, além disso, traça os aspectos políticos pedagógicos e como alguns pesquisadores interpretam e/ou trabalham com a teoria gramsciana nas pesquisas científicas. Trata-se de um ensaio no contexto da abordagem qualitativa norteado pela análise bibliográfica. A concepção político pedagógica evidentemente não se esgota neste texto, mas colabora para traçar o perfil dos pensamentos do autor. Gramsci dedica-se a uma série de temas, alguns deles são: a formação dos intelectuais, a denúncia do caráter classista da escola, a escola única, o trabalho como princípio educativo, a relação do esponteneísmo na formação escolar, ao desenvolvimento da burguesia italiana e dos seus grupos intelectuais, ao papel da Igreja Católica na sociedade italiana, a literatura popular, do senso comum ao conceito de folclore, ao fordismo, entre outros temas. Alguns desses temas serão tratados neste texto. Assim, a importância de reavivar os pensamentos de Gramsci é porque por meio de seus escritos e suas atividades muito se contribuiu para o desenvolvimento cultural e para a educação. Além disso, Gramsci realizou uma análise crítica da história, sobretudo, no tocante a formação dos intelectuais e o ideário pedagógico, pois escreveu na prisão o texto mais importante já produzido sobre a função educativa e política dos intelectuais. O que chama a atenção na trajetória de Gramsci é a capacidade de resistir a todas as dificuldades que enfrentou na prisão no contexto do regime fascista e, mesmo assim, continuar escrevendo e produzindo dentro das condições que lhe foram permitidas.
PALAVRAS-CHAVE: Antonio Gramsci; História; Intelectuais; Caderno do Cárcere.
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