DO ENSINO DE FILOSOFIA AO FILOSOFAR
REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE AÇÃO EM HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15776Resumo
O objetivo deste artigo é discutir aspectos do ensino da filosofia na educação básica à luz do conceito de ação firmado no capítulo V de A Condição Humana de Hannah Arendt, identificado na revelação do agente através do discurso e da ação. Sugerimos a reflexão do conceito de ação como consciência motivadora para o ensino de filosofia, investindo em políticas educacionais que consideram a diversidade como um elemento favorável para a construção do conhecimento entre professores e alunos. Estamos aqui em um movimento adverso às práticas tecnicistas que investem em experiências estéreis, fadadas ao mecanicismo das relações. Pois acreditamos que ensinar filosofia além de ser um constante convite à reflexão é também um estímulo à liberdade humana que pode ser impulsionada pela engenhosidade de práticas docentes mais estimulantes. Com base em atividades vivenciadas durante as aulas de filosofia na educação básica, apresentamos aqui algumas reflexões a favor da pluralidade no espaço semipúblico favorecendo perspectivas do ensino da filosofia ao filosofar na sala de aula.
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