POLÍTICA E ESTÉTICA EM NIETZSCHE: DA CRÍTICA À MODERNIDADE POLÍTICA À RECONFIGURAÇÃO ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA
Resumo
Nietzsche não elaborou um sistema político aos moldes tradicionais da filosofia política antiga ou moderna, mas é possível encontrar em suas considerações sobre a modernidade, uma crítica radical à realidade política de sua época. Consideramos que um dos aspectos mais vivazes e marcantes no manancial de diretrizes críticas que Nietzsche disseminou no interior de sua produção intelectual reside na absoluta intolerância à tentativa de uniformização e nivelamento da vida humana. Para o autor de Assim Falou Zaratustra, a vida havia assimilado uma configuração rebaixada e aviltante, desprezando as múltiplas possibilidades afirmativas e criativas que manifestariam uma pluralidade pulsante, envolvente, desafiadora e inquieta, para adormecer nos braços de uma postura perigosamente decadente, cuja representação historicamente personificada remetia ao modo declinante da sociedade civil burguesa configurada a partir da modernidade. Para Nietzsche se faz necessário redesenhar os fios da própria individualidade e enfrentar os seguintes desafios: como poderíamos construir artisticamente a existência? Como poderíamos enaltecê-la pelo cuidado de si com o mesmo impulso vivaz de uma construção estética? A proposta nietzscheana é que o homem crie a si mesmo como uma obra de arte, transformando a própria experiência existencial em objeto artístico.Redesenhando artisticamente o homem moderno, suas escolhas pueris, seus afetos banais, sua maneira uniforme de se relacionar com as cercanias embotadas de um mundo desfigurado, Nietzsche propõe a condução da individualidade pela via de um embelezamento que substancialize a vida e lhe confira sentido elevado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.