PLATÃO E ROUSSEAU: PRESCRIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEUS PRIMEIROS LIVROS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas orientações descritas por Platão na República, especificamente nos livros II e III, sobre a educação modelar das crianças, no que diz respeito àquilo que entraria em suas formações iniciais ao visar o aperfeiçoamento do corpo e da alma. Bem como a forma normativa com que também o filósofo Rousseau, de maneira semelhante, na obra Emílio ou Da Educação, nos dois primeiros livros, argumenta em favor daquilo que se deve fazer e evitar à sua criança imaginária para que desenvolva e permaneça na educação natural. Embora estes filósofos estejam afastados pelo tempo, o tema da educação e da criança lhes é comum, bem como muito do que pensaram sobre isto, em muito se aproximam. Desse modo, primeiro, apresenta-se as ideias da República nos livros mencionados, depois, as referentes aos livros do Emílio e finalizando-se com as considerações finais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.