Escolha de destino para eventos: Uma análise dos atributos considerados na tomada de decisão por organizadores e promotores de eventos

Autores

  • Bruna Dorabiallo Oliveira IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis-Continente
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná
  • Braulio Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2017v5n1ID8609

Palavras-chave:

Turismo. Eventos. Atributos. Promotores de Eventos. Organizadores de Eventos.

Resumo

O turismo de eventos provoca grande atratividade econômica para as localidades receptoras, uma vez que os eventos geram fluxo programado de visitantes e o turista tem um gasto médio superior aos demais tipos de turista. Compreender os atributos que a localidade deve apresentar para ser atrativa aos organizadores e promotores de eventos é uma maneira de planejar e desenvolver o turismo em uma região. Com o objetivo de analisar os conjuntos de atributos considerados na escolha de um destino para evento, o presente estudo apresenta uma pesquisa exploratória e através de pesquisa bibliográfica indica os estudos publicados nessa temática na perspectiva dos organizadores e promotores de eventos. Foram analisados 27 artigos que discutem os atributos inerentes à tomada de decisão de destinos para eventos e descritos os 21 diferentes conjuntos de atributos identificados. Verificou-se que se pode categorizar os atributos entre os relacionados ao evento ou ao destino, sendo que estrutura para eventos, hospedagem e custos são predominantes nos estudos, enquanto existem outros atributos são considerados por autores específicos.

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Biografia do Autor

Bruna Dorabiallo Oliveira, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis-Continente

Graduada em Turismo pela PUC/PR e Tecnóloga em Comunicação Empresarial e Institucional pela UTFPR, Mestre em Turismo pela UFPR. Professora da área de eventos do IFSC.

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Gestão do Turismo pela Scuola Superiore del Commercio del Turismo i dei Servizzi de Milão e Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Professor do Programa de Pós-graduação em Turismo da UFPR.

Braulio Oliveira

Graduado em Administração pela Universidade Mackenzi, Mestre em Administração pela Universidade Mackenzi, Doutor em Administração pela FEA/USP.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

OLIVEIRA, B. D.; GÂNDARA, J. M. G.; OLIVEIRA, B. Escolha de destino para eventos: Uma análise dos atributos considerados na tomada de decisão por organizadores e promotores de eventos. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 5, n. 1, 2017. DOI: 10.21680/2357-8211.2017v5n1ID8609. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8609. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos