Jogos online e mundos virtuais: um olhar comparativo entre World of Warcraft e Second Life / Online games and virtual worlds: a comparative approach between World of Warcraft and Second Life

Autores

  • Débora Krischke Leitão UFSM
  • Francis Moraes de Almeida UFSM
  • Raíra Bohrer dos Santos UFSM

Palavras-chave:

Jogos online. Mundos virtuais. / Online games. Virtual worlds.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo comparar as plataformas Second Life (SL) e World of Warcraft (WoW) a partir de experiências de pesquisa etnográfica empreendidas pelos pesquisadores membros do Núcleo de Estudos Sobre Emoções e Realidades Digitais (NEERD/UFSM). Primeiramente apresentamos brevemente cada uma dessas plataformas, propondo a seguir situá-las em alguns modelos teóricos de classificação de jogos considerando aspectos como sua estrutura narrativa e jogabilidade. Por último procuramos analisá-las comparativamente quanto ao uso que delas é feito pelos usuários, quanto às formas de engajamento possíveis entre sujeitos, avatares e ambiente e igualmente quanto aos modos de sociabilidade característicos de cada uma delas, mostrando também em que medida tais aspectos exigiram dos pesquisadores diferentes esforços metodológicos.


Abstract

 

This article aims to compare Second Life (SL) and World of Warcraft (WoW) from experiences of ethnographic researches conducted by the researchers of the Center for the Study of Emotions and Digital Realities (NEERD/UFSM). Firstly, we briefly present and describe each of these platforms, discussing how they can be understood in the frame of theoretical models of game classifications, considering aspects like narrative and gameplay. Finally we seek to analyze them comparing them regarding their uses and the forms of engagement between subjects, avatars and environment, as well as the sociability characteristic of each one, showing how those aspects demand a variety of methodological efforts from the researcher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-11-2015

Como Citar

LEITÃO, D. K.; ALMEIDA, F. M. de; SANTOS, R. B. dos. Jogos online e mundos virtuais: um olhar comparativo entre World of Warcraft e Second Life / Online games and virtual worlds: a comparative approach between World of Warcraft and Second Life. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 45, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/8253. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê/Dossier