Quem ama cuida. Vacine seu pet.
sentidos e sentimentos no discurso do mercado animal
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2025v7n1ID39841Palavras-chave:
Análise do discurso, Discursos da sensibilidade humana à causa animal, Discurso publicitárioResumo
Este artigo pretende analisar elementos de discursos da sensibilidade humana à causa animal materializados em três breves enunciados de um banner publicitário. Nesse banner, se anuncia o serviço de vacinação de uma clínica veterinária situada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Nosso propósito consiste, mais precisamente, em mais bem compreender um aspecto do discurso publicitário do mercado animal, a saber: a referência às relações afetivas entre seres humanos e animais para incitar o consumo de produtos comercializados por esse setor da economia. Nossos pressupostos teóricos e procedimentos analíticos advêm da Análise do discurso de linha francesa, aliados a princípios e noções da História dos animais e da História das sensibilidades. A análise indica quais são os recursos discursivos empregados no banner para a produção de uma associação entre a demonstração de afeto aos animais e o consumo de produtos e serviços desse setor do mercado brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Saridh – Linguagem e Discurso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
