Quem ama cuida. Vacine seu pet.

sentidos e sentimentos no discurso do mercado animal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2025v7n1ID39841

Palavras-chave:

Análise do discurso, Discursos da sensibilidade humana à causa animal, Discurso publicitário

Resumo

Este artigo pretende analisar elementos de discursos da sensibilidade humana à causa animal materializados em três breves enunciados de um banner publicitário. Nesse banner, se anuncia o serviço de vacinação de uma clínica veterinária situada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Nosso propósito consiste, mais precisamente, em mais bem compreender um aspecto do discurso publicitário do mercado animal, a saber: a referência às relações afetivas entre seres humanos e animais para incitar o consumo de produtos comercializados por esse setor da economia. Nossos pressupostos teóricos e procedimentos analíticos advêm da Análise do discurso de linha francesa, aliados a princípios e noções da História dos animais e da História das sensibilidades. A análise indica quais são os recursos discursivos empregados no banner para a produção de uma associação entre a demonstração de afeto aos animais e o consumo de produtos e serviços desse setor do mercado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Piovezani, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Guilherme Carraro Pedronero, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura da Universidade Federal de São Carlos

Manoel Sebastião Alves Filho, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

Downloads

Publicado

24-06-2025

Como Citar

PIOVEZANI, Carlos; PEDRONERO, Guilherme Carraro; ALVES FILHO, Manoel Sebastião. Quem ama cuida. Vacine seu pet.: sentidos e sentimentos no discurso do mercado animal. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 83–101, 2025. DOI: 10.21680/2674-6131.2025v7n1ID39841. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/39841. Acesso em: 24 dez. 2025.