A modalidade volitiva em relatos de quarentena

a volição como construção discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2022v4n2ID29699

Palavras-chave:

Modalização Discursiva. Volitividade. Modalidade Volitiva. Argumentatividade.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o comportamento da modalidade volitiva como recurso discursivo e estratégia argumentativa no gênero relato pessoal. Para isso, foram selecionados 87 relatos, em língua espanhola, de pessoas em confinamento domiciliar (quarentena). Nesse sentido, recorre-se aos estudos relativos à modalização discursiva e às definições sobre modalidade volitiva, que é um subtipo modal relativo ao que é (in)desejável. Após a análise dos relatos que compuseram o universo desta pesquisa, verificou-se que a necessidade é o operador lógico-semântico mais empregado, cuja polaridade da modalidade volitiva é majoritariamente positiva (volição), ainda que pudesse haver casos de polaridade negativa (nolição). No tocante aos valores modais, constatou-se que a intenção e a optação são os valores mais instaurados, seguidos pela expectação, a desideração e a exortação. Em relação ao domínio modal, há uma maior tendência de subjetivação dos conteúdos modais volitivos, sendo expressos, em sua maioria, por meio de auxiliares modais e verbos de significação plena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduado em Letras Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Retórica e Argumentação pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC) e bolsista CAPES, atuando em pesquisas na linha de Descrição e Análise Linguística, especificamente em estudos voltados para a descrição e análise da língua espanhola desde uma perspectiva funcionalista. Integrante do Grupo de Estudos em Funcionalismo da Universidade Federal do Ceará (GEF/UFC). Atualmente, é Professor Assistente de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As últimas pesquisas têm-se focado em estudos sobre a categoria Modalidade na Gramática Discursivo-Funcional (GDF), Modalização Retórico-Argumentativa, Modalização Discursiva e Ensino de Língua Espanhola desde um viés Funcionalista.

Publicado

26-12-2022

Como Citar

OLIVEIRA, A. S. A modalidade volitiva em relatos de quarentena : a volição como construção discursiva . Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 91–113, 2022. DOI: 10.21680/2674-6131.2022v4n2ID29699. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/29699. Acesso em: 16 abr. 2024.