Discurso do sucesso tocantinense: o apagamento de Palmas nos dizeres de Terra
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2025v7n2ID40329Keywords:
Espacialidades do sucesso, Desterritorialização Henrique e Juliano, Mídia, TocantinsAbstract
Este artigo analisa o discurso do sucesso em uma de suas ramificações, a saber, o discurso do sucesso midiático intersecionado ao discurso regionalista. Investiga-se como a mídia constrói discursivamente hierarquias geográficas que opõem o local ao global. A partir da Análise do Discurso de base materialista, sobretudo das noções como pré-construído de sucesso, formações imaginárias do sucesso, estética vocal de sucesso, estética da recepção entre outras de igual valor interpretativo, examina-se a notícia do portal Terra (2024), intitulada “Henrique e Juliano esgotam ingressos em apenas 1 hora e anunciam data extra”, publicada em 16 de maio de 2024. Como resultado, busca-se compreender o funcionamento da topografia discursiva e da desterritorialização do sucesso e do prestígio midiático no Estado do Tocantins. Por fim, espera-se perceber como alguns discursos, tal qual o da meritocracia e o da superioridade, entrelaçados ao discurso do sucesso midiático, apagam a relação comercial e dissimulam o efeito da luta de classe no campo da fama e do prestígio, fabricando o sucesso como um produto alcançável por todos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Saridh – Linguagem e Discurso

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
