Expansão do teatro moderno rumo à realidade
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v3i1.8429Palavras-chave:
Real, pós-moderno, teatro contemporâneoResumo
Embora a tensão entre o real e a ilusão baseada no real seja o coração da experiência teatral, nos anos finais do século XX e nos primeiros do XXI, no entanto, muitos teatros na Europa e nos Estados Unidos tornaram-se particularmente interessados em chamar a atenção para o real em suas produções. Embora Hans-Thies Lehmann em seu Teatro pós-dramático (2006) dedique algumas páginas para esse fenômeno que identifica como "irrupção do real", ele o considera apenas um entre muitos tipos de experimentação pós-moderna. Vou argumentar, ao contrário, que se trata de uma mudança significativa no mundo prático e fenomenológico do teatro, e um afastamento da mimesis, cerne do teatro desde Aristóteles.
Tradução do inglês para o português de Stephan Baumgärtel (Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC)
Downloads
Referências
ANON. A Pastoral Performance. Era, 6 June 1885.
ANON., The Pastoral Players. Eastward Ho! v.3, n.1 May 1885.
BROCKMAN, Elin Schoen. Ideas and Trends for the Jaded Aesthete; A Dose of the Very Real, The New York Times, 16 May 1999.
COLE, John William. The Life and theatrical times of Charles Kean. Charleston: Nabu Press, 2011, p. 366. (Reimpressão, originalmente publicado em 1870).
COLERIDGE, Samuel Taylor. Biographia Literaria. In: Complete Works, ed. W.G.T. Shedd, 7 vols. New York, 1854, v.3.
COLLINS, Herbert F. Talma: The Biography of an Actor. New York: Hill and Wang, 1964.
COOK, Dutton. Stage Properties. Belgravia, n. 35, 1878.
DUGGAN, Patrick. Trauma-Tragedy: Symptoms of Contemporary Performance. Manchester: Manchester University Press, 2012.
ENDERS, Jody. Death by Drama and other Medieval Urban Legends. Chicago: University of Chicago Press, 2005.
FAGAN, Garrett G. The Lure of the Arena. Cambridge: Cambridge University, 2011.
FISCHER-LICHTE, Erika. Theatre as Festive Play: Max Reinhardt’s Production of The Merchant of Venice. In: PFISTER, Manfred; SCHAFF, Barbars, (Eds). Venetian Views, Venetian Blinds: English Fantasies of Venice. Amsterdam: Rodopi, 1999.
FRIEDMAN, Andrew. The Total Radical Fiction: Vegard Vinge and Ida Müller’s Ibsen-Saga. Theater n. 42, v.3, 2012.
FUGARD, Athol. Introduction. In: Testimonies: four plays by Emily Mann. New York: TCG, 1997.
HART, Jerome Alfred. Sardou and the Sardou Plays. Philadelphia: Lippincott, 1913.
HOUCHIN, John H. Censorship of the American Theatre in the Twentieth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
LARSEN, Orville K. Scene Design in the American Theatre from 1915 to 1960. Fayetteville: University of Arkansas Press, 1989.
LEHMANN, Hans-Thies. Postdramatic Theatre, trans. Karen Juers-Munby. London: Routledge. 2006.
MARKER, Lise-Lone. David Belasco: Naturalism in the American Theatre. Princeton: Princeton University Press, 1975.
PISCATOR, Erwin. A Letter to the Weltbühne. Reimpressão. World Theatre v. 17, p. 329, 1968.
POTIER, Beth. Mother of documentary theater brings her ‘children’ to Loeb Drama Center, Harvard University Gazette, 12 Dec. 2002.
QUINN, Michael. Celebrity and the Semiotics of Acting. New Theatre Quarterly, v.6, n. 22, p.154-161, 1990.
SCHECHNER, Richard. Between Theater and Anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.
SHARP, Willoughby; BEAR, Liza. Interview with Chris Burden, Avalanche 8, 1973.
SOFER, Andrew. The Stage Life of Props. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2003.
STYAN, J. L., Max Reinhardt. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
WEISS, Peter. Fourteen Propositions for a Documentary Theatre. In: FAVORINI, Attilio. Voicings. Ten Plays from The Documentary Theatre. Hopewell – N.J.: Ecco Press, 1995.
PHILIPPS, Wendell. Staging a Popular Restaurant. The Theatre Magazine v.5. n. 16, Oct. 1912.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.