Memória, poética e política: o uso e desuso dos objetos
DOI:
https://doi.org/10.36025/arj.v4i1.10147Palavras-chave:
Exposição Desuso. Performance cultural goiana. Memória. Estética. Política.Resumo
O artigo sistematiza o percurso poético da artista goiana Selma Parreira, a partir da exposição Desuso (2016), desdobramento de seu projeto Machina: memória e poética do espaço e objetos (2015). Por meio de signos picturais, a artista recorre às memórias de infância, contempla o espaço maquínico – um galpão de uma arrozeira em Anápolis, GO –, espólio de sua família, para aprofundar a investigação em poéticas visuais. Neles se entrecruzam memória, história, tempo/espaço/lugar, estética, performance cultural goiana e política. Para tanto, faço um enfoque interdisciplinar apoiado em Jacque Rancière, Walter Benjamin, Michel de Certeau, Michael Serres, Charles Baudelaire, Henri Bergson, Jacques Lacan, entre outros, narrativa oral da artista e texto escrito de Nei Clara de Lima.
Downloads
Referências
AVERGURG, André. Abertura e Integração Comercial Brasileira na década de 90. 1999. In: BNDES. Disponível em: < http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_
pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro/eco90_02.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2016.
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. I. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: I. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CHAUI, Marilena S. Os trabalhos da memória: introdução. In: BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.
FOUCAULT, Michel. De outros espaços. Trad. Pedro Moura - Conferência proferida por Michel Foucault no Cercle d'Études Architecturales, em 14 de março de 1967 (publicado igualmente em Architecture, Movement, Continuité, 5, 1984). Disponível em: <http://www.virose.pt/vector/periferia/foucault_pt.html>. Acesso em: 30 mar. 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Revista Pós, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012.
LACAN, Jacques Marie-Emilie. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1998.
LIMA, Nei Clara de. Exposição Desuso da artista plástica Selma Parreira. Texto enviado por e-mail, em 11 abr. 2016.
PARREIRA, Selma. Rodrigues. Entrevista oral concedida a Sainy C. B. Veloso. Goiânia, 2 fev. 2016.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental / Editora 34, 2005.
SERRES, Michel. Atlas. Portugal: Instituto Piaget, 1998.
TURNER, Victor (1969). O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sainy Coelho Borges Veloso (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Autores detêm os direitos autorais ao licenciar sua produção sob Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.