Um Olhar ao estudante com surdez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte:

análise sobre a acessibilidade à informação na Biblioteca Central Zila Mamede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-7842.2019v5n1ID18864

Palavras-chave:

Acessibilidade. Surdez. Desenvolvimento de coleções. Acervo acessível. Biblioteca Universitária.

Resumo

Este estudo trata do atendimento ao aluno com surdez em bibliotecas universitárias, em especial, na Biblioteca Central Zila Mamede, integrante do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande Norte. Aborda também a legislação vigente acerca do Acesso à informação e da Acessibilidade Universal nestes ambientes, bem como, apresenta a Política de Inclusão e Acessibilidade para os estudantes com Deficiência na Universidade Federal do Rio Grande Norte. Discorre sobre as políticas e diretrizes criadas e disponibilizadas para que as bibliotecas se adequem em prol da inclusão informacional dos usuários com surdez nos ambientes biblioteconômicos. Explicita como é realizado o atendimento para este público no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede, bem como, sugere recomendações, se adotadas, podem oferecer ao aluno com surdez acesso aos serviços das bibliotecas de forma igualitária, derrubando as barreiras informacionais e comunicacionais existentes, e por fim, prioriza a criação de coleções acessíveis para este público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

RODRIGUES DIAS, M.; BON, G. Um Olhar ao estudante com surdez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte:: análise sobre a acessibilidade à informação na Biblioteca Central Zila Mamede. BiblioCanto, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 82–104, 2019. DOI: 10.21680/2447-7842.2019v5n1ID18864. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/18864. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos