O uso de fontes primárias e o ensino de História
implementação e aplicações na Escola Básica
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34466Keywords:
Fontes Primárias, Aprendizagem significativa, Ensino de HistóriaAbstract
Este artigo tem a proposta de trazer para a discurssão o uso de fontes primárias no ensino de História e como estas refletem a aprendizagem significativa dos alunos. Para tal, fez-se uso das abordagens metodologicas de tipo etnográfico, buscando compreender os alunos para além da mera descrição e contextualizá-los com o espaço escolar. Em termos de suporte teórico e bibliográfico, buscou-se o conceito de fonte histórica alicerçado especificamente nos estudos de Bloch (2001) e o de aprendizagem singnificativa (VYGOTSKI, 1976) como caminho para o desmonte da educação bancária (FREIRE, 2016). Ao fim, foi possível constatar que o uso de fontes possibilita ao aluno o melhor desenvolvimento da criticidade e da capacidade alteridade em relação aos estudos de outras sociedades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cadernos de Estágio
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.