O uso de fontes primárias e o ensino de História
implementação e aplicações na Escola Básica
DOI :
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34466Mots-clés :
Fontes Primárias, Aprendizagem significativa, Ensino de HistóriaRésumé
Este artigo tem a proposta de trazer para a discurssão o uso de fontes primárias no ensino de História e como estas refletem a aprendizagem significativa dos alunos. Para tal, fez-se uso das abordagens metodologicas de tipo etnográfico, buscando compreender os alunos para além da mera descrição e contextualizá-los com o espaço escolar. Em termos de suporte teórico e bibliográfico, buscou-se o conceito de fonte histórica alicerçado especificamente nos estudos de Bloch (2001) e o de aprendizagem singnificativa (VYGOTSKI, 1976) como caminho para o desmonte da educação bancária (FREIRE, 2016). Ao fim, foi possível constatar que o uso de fontes possibilita ao aluno o melhor desenvolvimento da criticidade e da capacidade alteridade em relação aos estudos de outras sociedades.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Estágio 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.