Ser professor

uma reflexão a partir das vozes que ecoam na sociedade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n2ID39335

Abstract

Este relato de experiência objetiva apresentar uma das atividades desenvolvidas durante a disciplina de estágio I em Letras de uma Universidade da Serra gaúcha denominada "Vozes da Educação". A atividade, desenvolvida entre os meses de agosto a setembro de 2024, objetivava identificar vozes sobre a profissão professor e sobre a educação em diferentes instâncias discursivas. Selecionado um filme, dois textos do cotidiano e uma postagem no instagram, o relato apresenta reflexões sobre os ecos dessa vozes, que mesclam-se também com as teorias de Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima acerca da relevância do estágio para a formação docente. Entende-se que o estágio oportuniza um momento analítico e reflexivo em que as teorias até então estudadas podem ser ancoradas na realidade observada, ao mesmo passo em que também tornam-se alvos de questionamentos, criando, assim, um processo enriquecedor ao futuro profissional que, ao entrar em contato com todas essas vozes constituintes do processo educacional, toma em mãos com maior clareza o perfil de professor que almeja para o seu futuro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bianca Pedron Cassol, Universidade de Caxias do Sul

Bianca Pedron Cassol é acadêmica de graduação em Letras Português da Universidade de Caxias do Sul. Em 2024, foi acadêmica do Estágio I de supervisão.

Luciane Todeschini Ferreira, Universidade de Caxias do Sul

Luciane Todeschini Ferreira é professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), desde 1995, atuando, entre outras áreas, na de Estágios Supervisionados. Doutora em Letras (2009) – Área de Concentração: Estudos da Linguagem/ Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Comunicação e Semiótica –PUC/SP (2000). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura, como professora colaboradora, participando da pesquisa em rede “PNLD literário na escola: da concepção à mediação”, Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – UNIVERSAL.

Published

25-08-2025

How to Cite

CASSOL, Bianca Pedron; FERREIRA, Luciane Todeschini. Ser professor: uma reflexão a partir das vozes que ecoam na sociedade. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n2ID39335. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/39335. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Relatos de Experiência