Ser professor
uma reflexão a partir das vozes que ecoam na sociedade
DOI :
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n2ID39335Résumé
Este relato de experiência objetiva apresentar uma das atividades desenvolvidas durante a disciplina de estágio I em Letras de uma Universidade da Serra gaúcha denominada "Vozes da Educação". A atividade, desenvolvida entre os meses de agosto a setembro de 2024, objetivava identificar vozes sobre a profissão professor e sobre a educação em diferentes instâncias discursivas. Selecionado um filme, dois textos do cotidiano e uma postagem no instagram, o relato apresenta reflexões sobre os ecos dessa vozes, que mesclam-se também com as teorias de Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima acerca da relevância do estágio para a formação docente. Entende-se que o estágio oportuniza um momento analítico e reflexivo em que as teorias até então estudadas podem ser ancoradas na realidade observada, ao mesmo passo em que também tornam-se alvos de questionamentos, criando, assim, um processo enriquecedor ao futuro profissional que, ao entrar em contato com todas essas vozes constituintes do processo educacional, toma em mãos com maior clareza o perfil de professor que almeja para o seu futuro.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Estágio 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)