Formação pedagógica na licenciatura em Biologia

importância para a prática docente dos professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central

Autores/as

  • Maria Eduarda Lacerda Cavalcanti Denes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ayslla Maria dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Tereza Mendes Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Clara Galvão Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Clara Dantas Navarro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Yuri Vinícius Ferreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34232

Palabras clave:

Prática docente, Capacitação pedagógica, Estudo de caso, Instituto Federal

Resumen

Apesar de as licenciaturas possuírem diversas disciplinas voltadas à formação pedagógica, para diversos professores, grande parte da prática docente é desenvolvida no dia-a-dia. Assim, esse trabalho configura-se como um estudo de caso com análises quantitativas-qualitativas, realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central, visando evidenciar a importância da formação pedagógica na prática docente dos professores de biologia da instituição. Utilizamos, como método, a observação das aulas, registrada em diários de campo, aliado à avaliação da disciplina e docentes por parte dos estudantes dos respectivos professores, bem como entrevistas com os docentes analisados. Nessa perspectiva, verificamos uma carência nas disciplinas pedagógicas durante a graduação dos entrevistados, tendo sido as especializações e o cotidiano responsáveis por grande parte da prática pedagógica, considerada, pelos estudantes, como contribuinte para o aprendizado. Por fim, observamos que, sem dúvidas, a formação docente é fundamental para a atuação profissional dos futuros professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ayslla Maria dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licencianda em Ciências Biológicas

Maria Tereza Mendes Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licencianda em Ciências Biológicas

Maria Clara Galvão Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Licencianda em Ciências Biológicas

Clara Dantas Navarro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licencianda em Ciências Biológicas

Yuri Vinícius Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Licenciando em Ciências Biológicas

Publicado

12-08-2024

Cómo citar

LACERDA CAVALCANTI DENES, M. E.; SANTOS, A. M. dos; MENDES VIEIRA, M. T.; GALVÃO PEREIRA, M. C.; DANTAS NAVARRO, C.; FERREIRA DA SILVA, Y. V. Formação pedagógica na licenciatura em Biologia: importância para a prática docente dos professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34232. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34232. Acesso em: 21 nov. 2024.