Formação pedagógica na licenciatura em Biologia
importância para a prática docente dos professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central
DOI :
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34232Mots-clés :
Prática docente, Capacitação pedagógica, Estudo de caso, Instituto FederalRésumé
Apesar de as licenciaturas possuírem diversas disciplinas voltadas à formação pedagógica, para diversos professores, grande parte da prática docente é desenvolvida no dia-a-dia. Assim, esse trabalho configura-se como um estudo de caso com análises quantitativas-qualitativas, realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central, visando evidenciar a importância da formação pedagógica na prática docente dos professores de biologia da instituição. Utilizamos, como método, a observação das aulas, registrada em diários de campo, aliado à avaliação da disciplina e docentes por parte dos estudantes dos respectivos professores, bem como entrevistas com os docentes analisados. Nessa perspectiva, verificamos uma carência nas disciplinas pedagógicas durante a graduação dos entrevistados, tendo sido as especializações e o cotidiano responsáveis por grande parte da prática pedagógica, considerada, pelos estudantes, como contribuinte para o aprendizado. Por fim, observamos que, sem dúvidas, a formação docente é fundamental para a atuação profissional dos futuros professores.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Estágio 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.