Parada obrigatória da leitura: o estágio supervisionado, as práticas de leitura e a formação docente

Auteurs-es

  • Celiane Costa da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Elaine Cristine Silva de Medeiros Escola Municipal Professora Íris de Almeida Matos
  • Paulo Ivo Silva de Medeiros Centro Estadual de Educação Profissional Professora Djanira Brasilino de Souza https://orcid.org/0000-0001-7036-7535

DOI :

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n2ID36795

Mots-clés :

Formação de professores, Alfabetização, Letramento, Estágio supervisionado, Didática

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Celiane Costa da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Graduanda do sétimo período de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente sou professora voluntária da Associação Espaço do Estudante do Município de Jucurutu-RN. A educação é um interesse que se propagou em minha vida, estudar o curso me possibilitou novas experiências e conhecimentos para minha vida pessoal e profissional. Aprender todos os dias juntamente com os professores nortearam a minha mente e o enriquecimento em vários assuntos, algo que me despertou a curiosidade foi no processo de ensino aprendizagem principalmente na área de psicopedagogia, que já era uma área em que sempre fui encantada. Minhas áreas de interesses são: educação infantil, alfabetização e letramento. São áreas muito importantes para o desenvolvimento educacional das crianças, abrangendo desde as bases iniciais da aprendizagem até o desenvolvimento da habilidade de ler e escrever de forma eficaz. Dentro do meu processo de aprendizagem foi enriquecedor
as participações de seminários, trabalhos de campo, grupos de estudos, os estágios nas escolas me possibilitaram enxergar a realidade de cada criança, estudar suas bagagens socioculturais, a importância do professor em uma formação continuada, foram contribuições de grande importância para a minha aprendizagem.
A partir dos estágios, consegui executar meus conhecimentos teóricos na prática. Desenvolvendo habilidades essenciais que se constroem na prática, auxiliando e identificando os alunos nas suas necessidades educacionais, colaborando sempre na interdisciplinaridade afim de promover um ambiente mais acolhedor e interessante aos alunos.

Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Departamento de Educação, Campus Avançado de Assú/RN. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestra em Educação por esse mesmo Programa e Instituição de Ensino. Possui curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq) e do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED-UERN). Membro da Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida em Formação (ANNHIVIF). Tem interesse de estudos na área da educação em contexto hospitalar; Formação de professores; Educação inclusiva, especialmente, para crianças e adolescentes com doenças crônicas; Pesquisa (auto)biográfica em educação; Narrativas autobiográficas em pesquisa qualitativa; Didática; Estágio em cursos de licenciaturas.

Elaine Cristine Silva de Medeiros, Escola Municipal Professora Íris de Almeida Matos

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Especialista em Saúde Pública e Serviço Social pelo Centro Universitário FACEX. Atualmente é Professora Polivalente da Escola Municipal Professora Íris de Almeida Matos em Parnamirim, Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Saúde na Escola, Horta Escolar, Rádio Escolar, Letramento e Alfabetização e Acompanhamento Pedagógico em Matemática.

Paulo Ivo Silva de Medeiros, Centro Estadual de Educação Profissional Professora Djanira Brasilino de Souza

Sou Licenciado em Pedagogia, Bacharel em Ecologia, Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, Especialista em Alfabetização + Neurociências e Mestre em Ecologia. Atualmente sou Professor Temporário de Ensino Médio Técnico em Meio Ambiente no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Djanira Brasilino de Souza (RN). Atuo em projetos de pesquisa sobre propostas de metodologias de ensino, sensibilização e educação de pessoas à práticas de boa conduta ambiental, através da divulgação, educação científica e ambiental; comportamento ecológico em interface com a conservação, educação, gerenciamento de resíduos sólidos e saúde; os impactos socioecológicos de gatos domésticos abandonados em remanescentes florestais; a influência de fatores individuais e culturais sobre o abandono e maus tratos à animais; a interface entre neurociências, educação, meio ambiente e alimentação. Principais áreas de interesse: educação ambiental, ecologia de ecossistemas, serviços ecossistêmicos, comportamento ecológico, metodologias de ensino, formação de professores, tricologia, neurociências e alimentação; recentemente tenho me interessado também por currículo pós-crítico.

Publié-e

08-10-2024

Comment citer

SILVA, C. C. da .; OLIVEIRA, R. C. A. M. de; MEDEIROS, E. C. S. de; MEDEIROS, P. I. S. de. Parada obrigatória da leitura: o estágio supervisionado, as práticas de leitura e a formação docente. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.21680/2763-6488.2024v6n2ID36795. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/36795. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência