Estágio curricular em gestão na Educação Especial Inclusiva

prática e desafios em escola regular de Extremoz (RN)

Auteurs-es

  • João Daniel Câmara
  • Maria Auxiliadora Cristaldo da Silva
  • Anelita Fernandes de Amorim
  • Danilo Fernando Lima da Silva

DOI :

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40794

Mots-clés :

educação especial inclusiva, gestão escolar, atendimento educacional especializado, formação docente

Résumé

Este artigo aborda o papel da gestão escolar na implementação da educação especial inclusiva, com base na experiência de estágio supervisionado de dois estudantes do curso de 2ª licenciatura em Educação Especial Inclusiva  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Escola Estadual Almirante Tamandaré, em Extremoz/RN, no período de novembro e dezembro do ano de 2024. A pesquisa visa compreender as práticas inclusivas da escola, identificar desafios da gestão e analisar a articulação entre os membros da comunidade escolar. O estudo qualitativo, com dados coletados por observação, entrevistas e análise documental, revela que, apesar dos avanços em infraestrutura acessível e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), persistem dificuldades, como a capacitação contínua dos docentes e a colaboração entre profissionais. O artigo propõe melhorias na gestão, incluindo a atualização do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e ampliação da formação docente durante a semana da inclusão.

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Publié-e

21-07-2025

Comment citer

CÂMARA, João Daniel; SILVA, Maria Auxiliadora Cristaldo da; AMORIM, Anelita Fernandes de; SILVA , Danilo Fernando Lima da. Estágio curricular em gestão na Educação Especial Inclusiva: prática e desafios em escola regular de Extremoz (RN). Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 7, n. 3, 2025. DOI: 10.21680/2763-6488.2025v7n3ID40794. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/40794. Acesso em: 25 déc. 2025.