Vivência dos profissionais frente às intercorrências de saúde de crianças atendidas em clínica de reabilitação
Palavras-chave:
Palavras-chave: Criança com Deficiência; Primeiros Socorros; Reabilitação; Manifestações Clínicas.Resumo
Objetivo: descrever a vivência dos profissionais frente às intercorrências de saúde que acometem crianças com deficiências atuantes em uma clínica de reabilitação. Metodologia: Estudo transversal, de natureza qualitativa, acerca das vivências dos profissionais frente às intercorrências de saúde de crianças com deficiência de uma clínica de reabilitação. Tal investigação foi realizada mediante entrevista que ocorreram em dois momentos. O primeiro, com perguntas alusivas aos dados sociodemográficos/educacionais dos colaboradores e a segunda com perguntas relacionadas às necessidades vivenciadas pelos profissionais frente às intercorrências clínicas de urgência das crianças com deficiência atendidas pela clínica. Resultados: Participaram do estudo 18 profissionais. A maior parte teve contato com a disciplina de primeiros socorros na graduação, porém a preparação recebida para atuar em situações emergenciais é limitada. Nem todos os colaboradores tem formação na área da saúde, o que limita o entendimento quanto aos procedimentos ou protocolos frente às situações de urgência. Ressalta-se a importância de conhecimento nas atuações de emergência e a necessidade de uma maior ênfase na assistência da vítima de convulsão, considerando a gravidade da situação e a hesitação apresentada pelos profissionais de saúde. Entre os entrevistados, observou-se que muitos deles não possuem conhecimento científico no que diz respeito a convulsão, todavia convivem rotineiramente com crianças que apresentam crises convulsivas recorrentes. Conclusão: Torna-se importante o conhecimento mais profuso dos colaboradores do local do estudo, no tocante à situações de urgência/emergência que acometem esse público.
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Referências
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