Vivência dos profissionais frente às intercorrências de saúde de crianças atendidas em clínica de reabilitação

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: Criança com Deficiência; Primeiros Socorros; Reabilitação; Manifestações Clínicas.

Resumo

Objetivo: descrever a vivência dos profissionais frente às intercorrências de saúde que acometem crianças com deficiências atuantes em uma clínica de reabilitação. Metodologia: Estudo transversal, de natureza qualitativa, acerca das vivências dos profissionais frente às intercorrências de saúde de crianças com deficiência de uma clínica de reabilitação. Tal investigação foi realizada mediante entrevista que ocorreram em dois momentos. O primeiro, com perguntas alusivas aos dados sociodemográficos/educacionais dos colaboradores e a segunda com perguntas relacionadas às necessidades vivenciadas pelos profissionais frente às intercorrências clínicas de urgência das crianças com deficiência atendidas pela clínica. Resultados: Participaram do estudo 18 profissionais. A maior parte teve contato com a disciplina de primeiros socorros na graduação, porém a preparação recebida para atuar em situações emergenciais é limitada. Nem todos os colaboradores tem formação na área da saúde, o que limita o entendimento quanto aos procedimentos ou protocolos frente às situações de urgência. Ressalta-se a importância de conhecimento nas atuações de emergência e a necessidade de uma maior ênfase na assistência da vítima de convulsão, considerando a gravidade da situação e a hesitação apresentada pelos profissionais de saúde. Entre os entrevistados, observou-se que muitos deles não possuem conhecimento científico no que diz respeito a convulsão, todavia convivem rotineiramente com crianças que apresentam crises convulsivas recorrentes. Conclusão: Torna-se importante o conhecimento mais profuso dos colaboradores do local do estudo, no tocante à situações de urgência/emergência que acometem esse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 JUL. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 13 mar.2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez.2013.

CABRAL, I.E.; PERREAULT, M.; LEAL, R.J. Experiência Brasil-Canadá no cuidado social e Na saúde da criança com necessidades especiais: aproximações e distanciamentos. Interfaces Brasil/Canadá, v. 10, n. 1, p.95-119, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/7074/4900#. Acesso em: 15 mar. de 2022.

CALANDRIM, L.F et al. Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. v. 3, p. 292-9, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/rober/Downloads/20044-Article%20Text-48414-1-10-20170814%20(2).pdf. Acesso em: 19 mar. 2022.

CARNEIRO SANTOS, R. .; GONÇALVES RODRIGUES , K. E. . .; VIEIRA DE ARAÚJO, H. S. .; RANGEL COSTA DE ALMEIDA, A. B. .; CAVALCANTI DE LIMA, V. L. .; PEREIRA DA SILVA, E. W. .; SILVA LIMA, G. L. .; DA SILVA PRASERES, T. V. .; MACCARI OLIVEIRA, M. W. .; CORDEIRO DE FREITAS, M. . O papel da família durante o processo de inclusão escolar de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, p. E30413, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/30413. Acesso em: 12 dez. 2022.

CORNACINE, A.C et al. Atendimento emergencial: a importância de treinamento tanto aos profissionais de saúde quanto a população. Revista Saúde em Foco, Indaiatuba, 2019, n. 11, p.840-52.

DUARTE, L. da S.; NASCIMENTO, M. C. do; ROCHA, E. L. de S.; SILVA, G. E. R. da.; ALENCAR JÚNIOR, P. H. de S; SILVA, R. M. da.; ANDRADE, Y. B. de.; SANTIAGO, R. F. Processo de implementação da humanização na assistência hospitalar. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e25516, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/25516. Acesso em: 12 dez. 2022.

FERREIRA, J. C. S. C.; SILVA, L. C. da.; LIMA, A. de S; BARBOSA, R. A. da S.; SILVA, N. M. P.; LIMA, A. C. G.; TORRES, M. V. Desconstruindo o fazer profissional de Agentes Comunitários de Saúde através da Educação Permanente. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26737, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26737. Acesso em: 12 dez. 2022.

FIORUC, B.E et al. (2017). EDUCAÇÃO EM saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior de São Paulo. Revista Eletrônica De Enfermagem, 10(3). https://doi.org/10.5216/ree.v10.46619

FISCHBACH, F.; DUNNING III, M.B. Exames laboratoriais e diagnósticos em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, 9. ed., 20 p.

HOCKENBERRY, M.J. Wong fundamentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2018, 10 ed., 501 p.

MIRANDA, C. C. da S.; SOUZA, A. P. de C. .; ROCHA, A. S. .; FARIA, C. D. de .; NASCIMENTO, C. C. A. do .; SILVA, ÉRYCA M. T. da .; SILVA, G. C. da .; SANTANA, G. de M. .; SILVA, J. F. T. .; MASCARENHAS, J. M. F. .; PEREIRA, K. V. dos S. A. .; GOMES, M. B. de S. .; ALVES, N. S.; GONÇALVES, N. O. .; MESQUITA, N. P. .; PEREIRA, S. A. . O emprego da aromaterapia em pacientes onco-pediátricos. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e24557, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/24557. Acesso em: 12 dez. 2022.

OLIVEIRA, B.D.; OLIARI, L.P. Os conhecimentos dos organizadores de eventos em primeiros socorros. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo. v. 8, n. 2, p. 97-115, 2014. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/oit/article/view/48218/46125. Acesso em: 19 março 2022.

OLIVEIRA, R.G.S et al. Escala de triagem: Avaliação do estado de saúde de crianças com deficiência. Brazilian Journal of Health Review. Curitiba, v. 3, n.6, p. 18095-109, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/21229/16927. Acesso em: 22 março 2022.

REZENDE, J.M.M.; CABRAL, I.E. As condições de vida das crianças com necessidades especiais de saúde: determinantes da vulnerabilidade social na rede de cuidados em saúde as crianças com necessidades especiais de saúde. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. Rio de Janeiro, v. 2, p. 22-25, 2010. Disponível Em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/773/www.media.wix.com/ugd/e1973c_5203b59773eab231f703ba27c48d2f84.pdf. Acesso em: 10 mar.2022

SILVA, A. U. da; LIMA, V. K. P. .; MONTE, B. K. S. . Análise da construção de conhecimento sobre autismo pela perspectiva da enfermagem: uma revisão de escopo. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27179, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27179. Acesso em: 12 dez. 2022.

SILVA, M. L. T. da.; SANTANA, A. P. S..; ZAGMIGNAN, E. V..; MELO, N. M. N..; NOLÊTO, B. C. Avaliação cognitiva de Montreal (MoCA) na pratica da Terapia ocupacional: Uma revisão integrativa. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27327, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27327. Acesso em: 12 dez. 2022.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

MATIAS DE SOUZA, H.; DE ALMEIDA, K. R. .; DE AGUIAR LÉLIS, A. L. P. .; BEZERRA CALADO, D.; BEZERRA DA SILVA, F. kalline . Vivência dos profissionais frente às intercorrências de saúde de crianças atendidas em clínica de reabilitação. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e30421, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/30421. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão