DIÁLOGOS JURISDICIONAIS E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: DESAFIOS À HARMONIZAÇÃO DO DIÁLOGO ENTRE A CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS E AS JURISDIÇÕES NACIONAIS LATINO-AMERICANAS EM TEMPOS DE NEOCONSTITUCIONALISMO

Autores

  • Thaís Bordin Anelli Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2016v9n2ID12263

Resumo

A presente pesquisa enfrenta a problemática dos desafios à harmonização do diálogo jurisdicional entre a Corte Interamericana de Direitos Humanos e as jurisdições nacionais latino-americanas, no contexto do neoconstitucionalismo. Para tanto, elegeu-se o método de abordagem hermenêutico-fenomenológico, uma vez que com a incursão do intérprete no fenômeno ocorre a compreensão. Desse modo, os fenômenos estudados são os diálogos entre a Corte IDH e as jurisdições nacionais com o mecanismo do controle de convencionalidade nessa conversa. Assim, como procedimento é adotada a revisão bibliográfica e documental. Ainda, divide-se a pesquisa em três fases, na primeira serão avaliados os aspectos contextuais, bem como a conceituação dos diálogos jurisdicionais e as perspectivas harmonizantes e dissonantes desses diálogos. Na segunda etapa, os aportes doutrinários acerca do controle de convencionalidade são elencados, busca-se, assim, as lições de Humberto Nogueira Alcalá, Eduardo Ferrer Mac-Gregor, Valerio Mazzuoli, Flávia Piovesan, dentre outros. E na última etapa, é apresentado o alinhamento das ideias dos diálogos jurisdicionais e o controle de convencionalidade enquanto ferramenta de harmonização entre fontes internas e convencionais, e ainda, quais os desafios restantes para a efetivação desse controle nos diálogos, em período de internacionalização do direito. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Bordin Anelli, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Direito - da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Direito Tributário - Universidade Anhanguera – UNIDERP/RS (2013 - 2014). Graduada em Direito - Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA/RS (2008 - 2012). Advogada.

Downloads

Publicado

09-06-2017

Como Citar

ANELLI, T. B. DIÁLOGOS JURISDICIONAIS E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: DESAFIOS À HARMONIZAÇÃO DO DIÁLOGO ENTRE A CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS E AS JURISDIÇÕES NACIONAIS LATINO-AMERICANAS EM TEMPOS DE NEOCONSTITUCIONALISMO. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 230–248, 2017. DOI: 10.21680/1982-310X.2016v9n2ID12263. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/12263. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Padronização