A DISCRIMINAÇÃO ESTRUTURAL NA ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA NAS FAVELAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CASO FAVELA NOVA BRASÍLIA VS. BRASIL NA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS
Resumo
A violência policial nas favelas brasileiras reflete um cenário de violação de Direitos Humanos, agravado pela discriminação estrutural, tendo como vítimas pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim, questiona-se: na sentença do Caso Favela Nova Brasília vs. Brasil, a Corte Interamericana de Direitos Humanos aponta que há discriminação estrutural na atuação das forças de segurança pública? Adota-se o método de abordagem dedutivo, o método de procedimento analítico e a técnica de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial. De início, analisa-se a sentença do Caso Favela Nova Brasília para, após, observa-se a discriminação estrutural na atuação das forças de segurança pública nas favelas brasileiras, concluindo-se que uso da força letal e da violência por agentes da segurança pública contra a população das favelas revela a existência de uma discriminação estrutural intrínseca ao contexto social brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, permitindo uso do artigo para fins não- comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação.