Sobre a Revista

Edição Atual

v. 2 n. 1 (2023)
Retângulo formado 12 linhas e 13 colunas de repetição de figura que representa o busto de uma pessoa: um círculo, representando a cabeça, e um semicírculo, representando o peito. Distribuída, de maneira salteada, algumas dessas figuras recebem cores variadas e tornam-se parte do desenho de figuras de notação musical (semicolcheia lilás, 2 colcheias verde-claro, uma fusa cinza-escuro, duas colcheias roxas, clave de sol rosa, semínima vermelha, fusa azul, semínima rixa, duas colcheias marrons, clave de sol azul, semicolcheia verde, duas semicolcheias ciano, semicolcheia rosa, fusa laranja, clave de sol amarela, duas colcheias rosa, outras duas colcheias rosa, clave de sol lilás, semicolcheia cinza escuro, semicolcheia azul-claro, semínima azul, duas semicolcheias verdes, fusa marrom, semínima laranja e duas colcheias azuis).

Ilustração: Diversidade em pauta
Designer: David Barbalho Pereira
Técnica: Arte gráfica

Dispostos lado a lado e compondo uma coletividade, as diferentes cores e figuras musicais que integram as silhuetas de pessoas retratam a diversidade que é inerente ao ser humano, em suas singularidades, vivências e potências. Neste plano simplificado, as figuras musicais remontam à música como poderosa ferramenta à inclusão.

A ilustração - que possui o logotipo do Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEMBRAIN/EMUFRN), bem como as representações gráficas tradicionais que expressam o paradigma da inclusão como inspirações principais - se fundamenta na compreensão da inclusão das pessoas com necessidades específicas como um movimento a ser desenvolvido coletivamente.

Publicado: 15-08-2023

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Dossiê: Música e Inclusão

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Diálogos Sonoros é uma publicação semestral, direcionada à divulgação de dados parciais e/ou conclusivos de pesquisas acadêmicas da subárea Música, expressos em campos que compreendam este fenômeno em suas áreas de concentração: Educação Musical, Performance, Musicologia, Etnomusicologia, Composição, Musicoterapia. Para tanto, a revista se organiza nos seguintes tipos de seções: Artigos, voltados para relatos de pesquisa em andamento com dados consolidados, ou concluídas; Resenhas, direcionadas à publicação de textos críticos acerca de obras acadêmicas emergentes na subárea Música; Ensaios, objetivando a composição de textos teóricos e/ou filosóficos/reflexivos sobre a subárea; Relatos de experiência, voltados à descrição analítica de questões e problemas da subárea a partir de uma perspectiva essencialmente prática e; Dossiês, com o intuito de promover eventuais números temáticos sobre elementos cuja discussão, pesquisa e/ou reflexão se fazem necessários no campo acadêmico da música.