Pedagogias do “outro” musical
considerações éticas para contextos educacionais nos Estados Unidos e Brasil
Palavras-chave:
Pedagogia da música do mundo, Música Armorial Brasileira, Ensino de etnomusicologia, música no ensino superior.Resumo
Este artigo examina a política e a prática de ensinar uma música da qual o professor não tem propriedade cultural. O autor propõe a consideração dos conceitos carregados de autenticidade, autoridade, representação, musicalidade, tokenismo e contextualização. Embora o estudo de muitas músicas seja tão importante como sempre, especialmente devido aos esforços para descolonizar a educação musical em todos os níveis, também é uma prática complicada por estruturas de poder. O autor utiliza como estudo de caso sua experiência como professor de uma Orquestra Armorial Brasileira em uma universidade nos Estados Unidos.
Downloads
Referências
AVERILL, Gage. ‘Where’s ‘one’?’: musical encounters of the ensemble kind. In: SOLÍS, Ted. (ed.). Performing Ethnomusicology: teaching and representation in World Music Ensembles. Berkeley: University of California Press, 2004. p. 93-112.
DENT, Alexander Sebastian. Cross‐cultural “countries”: covers, conjuncture, and the whiff of Nashville in música sertaneja (Brazilian commercial country music). Popular Music and Society, v. 28, n. 2, p. 207-227, 2005.
HOOD, Mantle. The challenge of "bi-musicality”. Ethnomusicology, Urbana, v. 4, n. 2, p. 55-59, 1960.
SCHWADRON, Abraham A. Research directions in comparative music aesthetics and music education. Journal of Aesthetic Education, v. 9, n. 1, p. 99-109, 1975.
SCHIPPERS, Huib. Facing the music: shaping music education from a global perspective. New York: Oxford University Press, 2009.
SCHIPPERS, Huib; CAMPBELL, Patricia S. Cultural diversity: Beyond “songs from every land”. In: MCPHERSON, Gary E.; WELCH. Graham F. (ed.). The Oxford handbook of music education. New York: Oxford University Press, 2012. p. 87-104.
SILVERS, Michael B. Voices of drought: the politics of music and environment in northeastern Brazil. Urbana: University of Illinois Press, 2018.
SOLÍS, Ted. (ed.). Performing ethnomusicology: teaching and representation in world music ensembles. Berkeley: University of California Press, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Sonoros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição – Não comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que concede aos usuários a permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou referenciar o texto integral dos artigos sem solicitar previamente a autorização dos editores ou autores.