Pedagogias do “outro” musical

considerações éticas para contextos educacionais nos Estados Unidos e Brasil

Autores

  • Michael Silvers University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA

Palavras-chave:

Pedagogia da música do mundo, Música Armorial Brasileira, Ensino de etnomusicologia, música no ensino superior.

Resumo

Este artigo examina a política e a prática de ensinar uma música da qual o professor não tem propriedade cultural. O autor propõe a consideração dos conceitos carregados de autenticidade, autoridade, representação, musicalidade, tokenismo e contextualização. Embora o estudo de muitas músicas seja tão importante como sempre, especialmente devido aos esforços para descolonizar a educação musical em todos os níveis, também é uma prática complicada por estruturas de poder. O autor utiliza como estudo de caso sua experiência como professor de uma Orquestra Armorial Brasileira em uma universidade nos Estados Unidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVERILL, Gage. ‘Where’s ‘one’?’: musical encounters of the ensemble kind. In: SOLÍS, Ted. (ed.). Performing Ethnomusicology: teaching and representation in World Music Ensembles. Berkeley: University of California Press, 2004. p. 93-112.

DENT, Alexander Sebastian. Cross‐cultural “countries”: covers, conjuncture, and the whiff of Nashville in música sertaneja (Brazilian commercial country music). Popular Music and Society, v. 28, n. 2, p. 207-227, 2005.

HOOD, Mantle. The challenge of "bi-musicality”. Ethnomusicology, Urbana, v. 4, n. 2, p. 55-59, 1960.

SCHWADRON, Abraham A. Research directions in comparative music aesthetics and music education. Journal of Aesthetic Education, v. 9, n. 1, p. 99-109, 1975.

SCHIPPERS, Huib. Facing the music: shaping music education from a global perspective. New York: Oxford University Press, 2009.

SCHIPPERS, Huib; CAMPBELL, Patricia S. Cultural diversity: Beyond “songs from every land”. In: MCPHERSON, Gary E.; WELCH. Graham F. (ed.). The Oxford handbook of music education. New York: Oxford University Press, 2012. p. 87-104.

SILVERS, Michael B. Voices of drought: the politics of music and environment in northeastern Brazil. Urbana: University of Illinois Press, 2018.

SOLÍS, Ted. (ed.). Performing ethnomusicology: teaching and representation in world music ensembles. Berkeley: University of California Press, 2004.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

SILVERS, M. Pedagogias do “outro” musical: considerações éticas para contextos educacionais nos Estados Unidos e Brasil. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–14, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/31021. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos