A Poética Musical Luterana entre os séculos XVI e XVIII
Mots-clés :
Poética musical, Reforma Protestante, Música AntigaRésumé
A reforma protestante conduzida por Martinho Lutero no século XVI criou as condições para que os processos criativos da música fossem sistematizados e difundidos sob o epíteto poética musical. O conhecimento desses processos criativos possibilitava, por um lado, consolidar as práticas musicais próprias da nova orientação religiosa, e, por outro lado, interpretar as músicas difundidas, compreender seu texto e, com isso, exercitar a fé. A fim de atender à demanda por esse conhecimento, muitos músicos luteranos, entre os séculos XVI e XVIII, dedicaram-se a redigir poéticas musicais, que foram usadas como material didático nas escolas latinas. Dentre esses músicos, destaco quatro de diferentes momentos históricos para ilustrar como eles se unem nessa tradição e se particularizam, a saber, Joachim Burmeister, Christoph Bernhard, Johann Mattheson e Heinrich Christoph Koch. A partir da definição que cada um formula para a poética musical, podemos vislumbrar valores, técnicas e princípios que nortearam a produção e interpretação dos mais diversos repertórios produzidos nesse período. A despeito do valor histórico dessas poéticas, apenas recentemente elas voltaram a ser estudadas e usadas para o estudo e a interpretação do repertório a que fazem referência. Nesse artigo, desde uma perspectiva hermenêutica, propomos discutir a relevância dessas poéticas musicais e como elas podem auxiliar na compreensão desse repertório em seu contexto de origem e suas possibilidades em nosso tempo presente.
Téléchargements
Références
ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Madrid: Alianza Editorial, 2005.
BARROS, Cassiano de Almeida. A orientação retorica no processo de composição do classicismo observada a partir do tratado Versuch einer anleitung zur composition (1782-1793) de H. C. Koch. 2006. 119 p. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2006.365037. Acesso em: 13 jul. 2025.
BARROS, Cassiano de Almeida. As categorias estilísticas de Christoph Bernhard para a produção musical seiscentista. In: BARROS, C. et al. Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga. Curitiba: CRV, 2021.
BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: musical-rhetorical figures in German Baroque music. Lincoln and London: University of Nebraska Press, 1993.
BURMEISTER, Joachim. Musical Poetics. New Haven & London: Yale University Press, 1993.
BUTT, John. Music Education and the Art of Performance in the German Baroque. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
FABER, Heinrich. Ad musicam practicam introductio, non modo praecepta, sed exempla quoque ad usum puerorum accomodata, quam breuissime continens. Nuremberg: In Officina Johannis Montani et Ulrici Neuber. 1550. Disponível em: https://digital.staatsbibliothek-berlin.de/werkansicht?PPN=PPN82044538X&PHYSID=PHYS_0200. Acesso em: 13 jul. 2025.
FORGÁCS, Robert. Gallus Dressler’s Praecepta muscae poeticae. Urbana e Chicago: University of Illinois, 2007.
KOCH, Heinrich C. Versuch einer Anleitung zur Composition. Leipzig: bey Adam Friedrich Böhme, 1787.
KOCH, Heinrich C. Musikalisches Lexikon, welches die theoretische und praktische Tonkunst, encyclopädisch bearbeitet, alle alten und neuen Kunstwörten erklärt, und die alten und neuen Instrumente beschrieben, enthält. Kassel: Bärenreiter Verlag, 2001.
LISTENIUS, Nicolaus. Musica Nicolai Listenii ab authore denuo recognita multisque novis regulis et exemplis adaucta. Nuremberg: Petreius, 1541. Disponível em:
https://imslp.org/wiki/Musica_(Listenius%2C_Nicolaus). Acesso em: 13 jul. 2025.
LUCAS, Mônica. Emulação de retóricas clássicas em preceptivas da música poética. Opus, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 71-94, 2014.
LUTERO, Martinho. À nobreza cristã da nação alemã acerca da reforma do estamento cristão. In: Lutero, Martinho. Martinho Lutero: uma coletânea de escritos. São Paulo: Vida Nova, 2017a. p. 79-92.
LUTERO, Martim. Da autoridade secular. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2017b.
LUTERO, Martinho. Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs. In: LUTERO, Martinho. Obras selecionadas, volume 5. São Leopoldo: Sinodal, 1995. p. 302-325.
LUTERO, Martinho. Preface to Georg Rhau’s Symphoniae Iucundae. In: LEHMANN, Helmut. Luther’s Works, volume 53: Liturgy and Hymns. Philadelphia: Fortress Press, 1979.
MATTHESON, J. Der vollkommene Capellmeister. Kassel und Basel: Bärenreiter Verlag, 1954.
PEREIRA, Aires Manuel R. dos Reis. A Mousiké: das origens ao drama de Eurípedes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
WALTHER, Johann Gottfried. Musicaliches Lexicon. Weimar: zu finden hieselbt bey dem Verfasser, 1732. Disponível em: https://archive.org/details/JohannGottfriedWalther-MusicalischesLexiconOderMusicalischeBibliothec. Acesso em: 13 jul. 2025.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogos Sonoros 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A revista está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição – Não comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que concede aos usuários a permissão para ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou referenciar o texto integral dos artigos sem solicitar previamente a autorização dos editores ou autores.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)
