Decoro na Música do Séc. XVIII

Auteurs-es

Mots-clés :

Decoro, Retórica, Cômico, Música do século XVIII

Résumé

O presente artigo recupera acepções do conceito de Decoro em textos da Antiguidade e em suas emulações humanistas, discorrendo sobre sua acepção no âmbito da moral e da técnica retórica. O artigo concentra-se na emulação deste conceito em preceptivas musicais, em especial o tratado O Mestre-de-Capela Perfeito [Der vollkommene Capellmeister], de Johann Mattheson (1739). Com base em Mattheson, discorremos sobre o decoro no âmbito dos gêneros e estilos musicais e no domínio da invenção melódica, apresentando as possibilidades do decoro “natural”, que mostra conveniência entre os elementos do discurso, e do decoro “ridículo”, em que a falta de adequação serve para representar o vício e educar pela oposição.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Mônica Lucas, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Música pela Universidade de São Paulo.  Bacharelado em Música pela Universidade de São Paulo. Professora no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Références

ARISTÓTELES. Retórica. Madrid: Gredos, 1991.

CÍCERO. El orador [Orator]. Madrid: Alianza, 1991.

HANSEN, João Adolfo. Uma Arte Conceptista do Cômico: O ‘Tratado dos Ridículos’ de Emanuele Tesauro. In. TESAURO, Emanuele. Tratado dos Ridículos. Campinas: CEDAE, 1992.

HEINICHEN, Johann David. Der Generalbass in der Composition. Hildesheim [Dresden]: Georg Olms, 1994 [1728].

[HILLER, Johann Adam]. Decorum. In: HILLER, Johann Adam (ed.). Wöchentliche Nachrichten und Anmerkungen na die Musik betreffend. Leipzig: Verlag der Zeitungs-Expedition, n. 44. p. 343, 1769. Disponível em: https://reader.digitale-sammlungen.de/de/fs1/object/display/bsb10271143_00007.html. Acesso em: 10 jan. 2024.

KRISTELLER, Paul Oskar. Renaissance Thought and Its Sources. New York: Columbia University Press, 1979.

LUCAS, Mônica; HELD, Marcus. O Virtuoso Útil. Art Research Journal, v. 10 n. 1, p. 1-18, 2023. https://doi.org/10.36025/arj.v10i1.31798. Acesso em: 15 ago. 2024.

LUCAS, Mônica. Johann Mattheson e o ideal do Músico Perfeito. Per Musi, v. 35, n.1. 20, p. 100-123, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/permusi20163506. Acesso em: 15 ago. 2024.

LUCAS, Mônica; PASCOAL, Stefano. Lugares-comuns e decoro interno na invenção melódica segundo Johann Mattheson (1739). Opus, v. 27, n. 3, p. 1-32, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20504/opus2021c2720. Acesso em 15 ago. 2024.

MATTHESON, Johann. Das Forschende Orchestre. Kassel [Hamburg]: Bärenreiter, 2004 [1721].

MATTHESON, Johann. Der Vollkommene Capellmeister. Kassel [Hamburg]: Bärenreiter, 1991 [1739].

QUINTILIANO, Marco Fabio. Instituição Oratória [Institutio Oratoria]. Campinas: Edunicamp, 2016.

RUTHERFORD, Ian; MILDNER, Ursula. Decorum. In: UEDING, Gert (ed.). Historisches Wörterbuch der Rehtorik. Tübingen: Max Niemeyer, 1994. v. 2, p. 423-452.

Publié-e

15-10-2025

Comment citer

LUCAS, Mônica. Decoro na Música do Séc. XVIII. Diálogos Sonoros, [S. l.], v. 3, p. 1–15, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/dialogossonoros/article/view/39655. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Música e Retórica no Antigo Regime