A internacionalização para as Ciências Humanas no Brasil:

um olhar Brasil – Espanha

Autores

  • Richard Davis Université de Lille 3
  • Rafael Sumozas Universidad de Castilla-La Mancha
  • Flavia Melville Paiva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10156

Palavras-chave:

Internacionalização, Políticas públicas, Educação

Resumo

Este artigo analisa a internacionalização das Ciências Humanas, subárea Educação, especificamente, a educação superior. Para tanto, analisa os dados dos dois maiores órgãos federais de fomento à pesquisa, comparando financiamento e resultados reservados às diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de suscitar um questionamento sobre o emprego dos investimentos das políticas públicas de incentivo à internacionalização da educação superior; e analisa o relato da experiência de dois agentes de Educação em mobilidade por financiamento europeu (Projeto IBrasil do Programa Erasmus Mundus). Assim, chega-se à conclusão de que programas como este atendem às necessidades da subárea e propiciam o crescimento científico, profissional e pessoal, além de refletir o papel da sociedade frente ao mundo globalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 mar. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Publicação internacional 2000-2010. Disponível em: www.cnpq.br. Acesso em: 25 ago. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Investimento CNPq em bolsas no exterior 2000-2010. Disponível em: www.cnpq.br. Acesso em: 25 ago. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Bolsas concedidas em 2014. Disponível em: www.cnpq.br. Acesso em: 25 ago. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Subárea das Ciências Humanas avaliadas em seus critérios de inserção internacional 2010-2013. Disponível em: www.capes.gov.br. Acesso em: 23 ago. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grandes áreas avaliadas em seus critérios de inserção internacional 2010-2013. Disponível em: www.capes.gov.br. Acesso em: 23 ago. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010. Brasília, dez. 2004. Disponível em: http://www.capes.gov.br/capes/. Acesso em: 25 mar. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília: CAPES, 2010. Disponível em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf. Acesso em: 30 mar. 2013.

BRASIL. Decreto nº 7.642, de 13 de dezembro de 2011. Institui o Programa Ciência sem Fronteiras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7642.htm. Acesso em: 2 mar. 2014.

DE WIT, Harriet. Quality Assurance and Internationalization. Trends, challenges and opportunities INQAAHE conference, Chicago, U.S. 2015. Disponível em http://inqaahe.org/admin/files/assets/subsites/1/documenten/1429530892_inqaahe-keynote-dewit.pdf. Acesso em: 23 abr. 2016.

FRANÇA, Indira e BONAMINO, Alicia Maria Catalano de. Avaliação e gestão da excelência na Pós-Graduação em Educação. Revista Educação em Questão. Natal, v. 50, n. 36, p. 125-155, set./dez. 2014.

KNIGHT, Jane. Higher Education in Turmoil. The Changing World of Internationalization. Rotterdam (Holanda): Sense Publishers. 2008.

MIURA, Irene Kazumi. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo de três áreas do conhecimento. Tese de Livre Docência. São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2006.

MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 93-112, abr. 2011.

SÁ BARRETO, Francisco César. O futuro da pós-graduação brasileira. In: STEINER, João Evangelista; MALNIC, Gerhard (Org.). Ensino superior: conceito e dinâmica. São Paulo: Edusp, 2006.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: visão e ação – 1998. Disponível em http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-superior-no-seculo-xxi-visao-e-acao.html. Acesso em: 18 mar. 2013.

UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior 2009: as novas dinâmicas do ensino superior e pesquisas para a mudança e o desenvolvimento social. Paris: Unesco, 2009.

VAN DER WENDE, Marijk. Missing links: the relationship between national policies for internationalization and those for higher education in general and International comparative analysis and syntheses. In: T. älvemark & M. van der Wende (Eds.). National Policies for the Internationalization of Higher Education in Europe. Estocolmo: National Agency for Higher Education, 1997.

Downloads

Publicado

15-08-2016

Como Citar

Davis, R., Sumozas, R., & Paiva, F. M. (2016). A internacionalização para as Ciências Humanas no Brasil:: um olhar Brasil – Espanha. Revista Educação Em Questão, 54(41), 12–32. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10156

Edição

Seção

Artigos