Tarefas pendentes em matéria de inclusão educativa:
percepção dos acadêmicos da Universidade Católica do Maule – Chile
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10157Palavras-chave:
Inclusão Educativa, Problemas, Desafíos, Universidade Católica do MauleResumo
O artigo é resultado de uma investigação qualitativa que tenta captar as percepções que têm os acadêmicos responsáveis pela formação de professores da Universidade Católica do Maule UCM) em relação à inclusão educativa. A coleta da informação fez-se através de entrevistas semi-estructuradas em profundidade e a análise das mesmas seguindo os supostos da teoria fundamentada. A partir da codificação aberta agruparam-se os temas mais recorrentes estabelecendo-se as respectivas correlações na análise relacional referido às percepções dos acadêmicos da UCM. A sua vez na análise seletiva esboçaram-se os principais desafios que esses mesmos acadêmicos visualizam em matéria de inclusão educativa, especialmente aqueles aspectos que podem contribuir a mudar a cultura escolar. As principais conclusões do estudo mostram que embora os académicos da UCM têm ampliado ampliado sua noção de inclusão, sublinhando o caráter emergente do tema, não limitado às necessidades educativas especiáis (NEE), identificam importantes obstáculos e nodos críticos tanto no sistema escolar como na própria Universidade.
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