Os intelectuais e a educação – abordagem histórica e biográfica

Autores

  • Justino Pereira de Magalhães Universidade de Lisboa
  • Raylane Andreza Dias Navarro Barreto Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10158

Palavras-chave:

Método, História da educação, Intelectual

Resumo

O artigo tem o objetivo de contribuir para a história do intelectual, em especial, do intelectual da educação, na medida em que considera aspectos que devem ser analisados quando de uma abordagem analítica. Para tanto, foram ponderados procedimentos teóricos e metodológicos que congregam elementos dos estudos biográficos e da história da educação. A partir do conceito de intelectual, é possível caracterizar e explicar a ação pedagógica. É possível também conhecer o argumento, a aplicabilidade e a legitimidade educativa, aspectos cuja construção histórica requer a criação e aplicação de  categorias operacionais. Por fim, neste texto, foi considerado que a abordagem histórica dedicada, especificamente, à história de um intelectual corresponde a um campo epistémico que se constitui a partir de um approach especial que busca valorizar as dimensões biológicas, sociais e culturais, com a intenção de construir conhecimento a partir da ótica e das condições materiais de quem pensou, nesse caso, a educação.

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Biografia do Autor

Justino Pereira de Magalhães, Universidade de Lisboa



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Publicado

15-08-2016

Como Citar

Magalhães, J. P. de, & Barreto, R. A. D. N. (2016). Os intelectuais e a educação – abordagem histórica e biográfica. Revista Educação Em Questão, 54(41), 61–85. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10158

Edição

Seção

Artigos