Processos de vida-formação na constituição da docência na educação profissional técnica
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10159Palavras-chave:
Docência, Vida-formação, Educação profissional técnicaResumo
O artigo busca compreender como as experiências de vida-formação constituem a docência na Educação Profissional Técnica. Resulta de pesquisa (auto)biográfica a partir dos referenciais de Delory-Momberger (2012), Nóvoa (2007), Pineau (2014) e Souza (2014). Para a discussão da docência, recorreu-se a Gatti (2011; 2011a), Ramalho, Nuñes e Gauthier (2004), Rios (2014) e Souza e Nascimento (2013). Como procedimento metodológico, foi utilizada a entrevista narrativa com seis docentes do Instituto Federal da Bahia/Campus Ilhéus. Como resultados, aponta a relevância dos processos experienciais na constituição da docência, bem como a necessidade de observância desses processos no desenvolvimento da política de formação dos profissionais licenciados e bacharéis que adentram os Institutos Federais de Educação.
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