A integração curricular no ensino fundamental e suas implicações para o currículo de formação de professores

Autores

  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas
  • Luísa Alonso Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10950

Palavras-chave:

Integração curricular, Ensino fundamental, Formação de professores

Resumo

O estudo apresenta uma análise sobre a integração curricular nos dispositivos legais que regem a Educação Básica Brasileira destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, e as implicações destes dispositivos para o currículo de formação inicial de professores, destinado a esta etapa de escolarização. Fundamentados em Beane e Alonso, sobretudo em suas proposições acerca da integração curricular a análise realizou-se a partir de quatro categorias: Concepção alargada do currículo; Articulação do conhecimento de diferentes naturezas; Currículo enraizado no meio envolvente e Currículo como projeto educativo. O trabalho identifica que a integração curricular é preterida no processo de escolarização do ensino fundamental e aponta a necessidade desta mesma perspectiva curricular nortear a formação inicial dos professores, na convicção de que este modelo possibilita uma progressiva e consistente integração significativa de saberes, procedimentos e atitudes dotando os futuros professores de competências que orientem a prática profissional.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Felício, H. M. dos S., & Alonso, L. (2016). A integração curricular no ensino fundamental e suas implicações para o currículo de formação de professores. Revista Educação Em Questão, 54(42), 12–37. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10950

Edição

Seção

Artigos