Da comunidade à escola:

desvelando práticas culturais (in)visíveis dos sujeitos praticantespensantes

Autores

  • Marinaide Lima de Queiroz Freitas Universidade Federal de Alagoas
  • Elisabete Duarte de Oliveira Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10954

Palavras-chave:

Práticas (in)visíveis, Cotidiano escolar, Sujeitos praticantespensantes

Resumo

Este artigo se insere nas discussões sobre as práticas culturais na Educação de Jovens e Adultos e tem como objetivo compreender como acontecem as práticas culturais dos sujeitos praticantespensantes no espaçotempo que residem e como se relacionam com as práticas culturais manifestas, no cotidiano escolar. Fundamenta-se nos estudos de Alves (2003), Bakhtin (1992) e Certeau (2011, 2012, 2013). A conclusão apontou a existência de duas práticas culturais (in)visibilizadas no Vale do Reginaldo: a prática do Encontro, como acontecimento reinventado e a prática do Boi Leão, como acontecimento de resistência – constituindo-se como pontos de partida para produção de conhecimentos e de sentidos na escola, acerca dos problemas e diálogos estabelecidos por um grupo ou por pessoas em interação.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Freitas, M. L. de Q., & Oliveira, E. D. de. (2016). Da comunidade à escola:: desvelando práticas culturais (in)visíveis dos sujeitos praticantespensantes. Revista Educação Em Questão, 54(42), 90–112. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10954

Edição

Seção

Artigos