Da comunidade à escola:
desvelando práticas culturais (in)visíveis dos sujeitos praticantespensantes
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n42ID10954Palavras-chave:
Práticas (in)visíveis, Cotidiano escolar, Sujeitos praticantespensantesResumo
Este artigo se insere nas discussões sobre as práticas culturais na Educação de Jovens e Adultos e tem como objetivo compreender como acontecem as práticas culturais dos sujeitos praticantespensantes no espaçotempo que residem e como se relacionam com as práticas culturais manifestas, no cotidiano escolar. Fundamenta-se nos estudos de Alves (2003), Bakhtin (1992) e Certeau (2011, 2012, 2013). A conclusão apontou a existência de duas práticas culturais (in)visibilizadas no Vale do Reginaldo: a prática do Encontro, como acontecimento reinventado e a prática do Boi Leão, como acontecimento de resistência – constituindo-se como pontos de partida para produção de conhecimentos e de sentidos na escola, acerca dos problemas e diálogos estabelecidos por um grupo ou por pessoas em interação.
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