Discurso sobre a Ciência na emergência histórica da “Rede Nacional de Educação e Ciência”

Autores

  • Lavínia Schwantes
  • Paula Corrêa Henning
  • Paula Regina Costa Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11805

Palavras-chave:

Ciência, Análise do discurso, Divulgação da ciência

Resumo

Diferentes projetos para promoção do acesso à ciência por meio da educação têm sido desenvolvidos, como a Rede Nacional de Educação e Ciência, que objetiva a melhoria do acesso à ciência e do seu ensino por meio de cursos para professores e alunos da rede pública de ensino. Objetivamos estabelecer o discurso inicial de ciência dessa Rede. A metodologia empregou conceitos e ferramentas da análise do discurso foucaultiana. Elencamos três enunciados que caracterizam o discurso inicial de ciência na emergência dessa Rede: fazer ciência envolve um caminho para geração de produtos “novos” publicáveis; formação do cientista na díade inatismo e empirismo; formação de cientistas pela inclusão social. Esses enunciados podem ser entendidos como condições de possibilidade para emergência da Rede e são potentes modos de desenvolver e produzir a ciência na atualidade.

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Publicado

15-03-2017

Como Citar

Schwantes, L., Henning, P. C., & Ribeiro, P. R. C. (2017). Discurso sobre a Ciência na emergência histórica da “Rede Nacional de Educação e Ciência”. Revista Educação Em Questão, 55(43), 62–87. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11805

Edição

Seção

Artigos