Avaliação em larga escala e indicativos de qualidade na educação:
como se processa essa relação?
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11809Palavras-chave:
Currículo, Exames nacionais, Mídias e discursoResumo
Neste artigo, discutimos avaliações em larga escala no Brasil e os discursos que associam seus resultados com a qualidade na educação, bem como analisamos o papel da mídia nesse “indicativo” de qualidade. Analisamos o Enade e o Enem, suas finalidades e efeitos às organizações educacionais. Para tal, examinamos currículos de Química em escolas de ensino médio da rede pública estadual e em um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública federal, do Rio Grande do Sul, bem como analisamos matérias jornalísticas, publicidade e anúncios comerciais que noticiam e comentam os processos de avaliação e seus resultados, buscando ver como se processam os discursos que associam os resultados desses Exames com qualidade em educação. O trabalho mostra a dimensão dessas avaliações na atualidade, definindo currículos, produzindo significados em discursos que classificam instituições e os sujeitos que nelas estão inseridos e instituindo posições em rankings, sem considerar qualitativamente aspectos e fatores que influenciam os resultados quantitativos obtidos.
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