Avaliação em larga escala e indicativos de qualidade na educação:

como se processa essa relação?

Autores

  • Paula Del Ponte Rocha
  • Maira Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11809

Palavras-chave:

Currículo, Exames nacionais, Mídias e discurso

Resumo

Neste artigo, discutimos avaliações em larga escala no Brasil e os discursos que associam seus resultados com a qualidade na educação, bem como analisamos o papel da mídia nesse “indicativo” de qualidade. Analisamos o Enade e o Enem, suas finalidades e efeitos às organizações educacionais. Para tal, examinamos currículos de Química em escolas de ensino médio da rede pública estadual e em um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública federal, do Rio Grande do Sul, bem como analisamos matérias jornalísticas, publicidade e anúncios comerciais que noticiam e comentam os processos de avaliação e seus resultados, buscando ver como se processam os discursos que associam os resultados desses Exames com qualidade em educação. O trabalho mostra a dimensão dessas avaliações na atualidade, definindo currículos, produzindo significados em discursos que classificam instituições e os sujeitos que nelas estão inseridos e instituindo posições em rankings, sem considerar qualitativamente aspectos e fatores que influenciam os resultados quantitativos obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.

BRASIL. Portaria nº 438, de 28 de maio de 1998. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 1 jun. 1998. Seção 1, p. 5.

BRASIL. Portaria n.º 2.051, de 09 de julho de 2004. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 jul. 2004. Seção 1, p. 12.

BRASIL. Portaria n.º 40, de 12 de dezembro de 2007. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 dez. 2011. Seção 1, p. 23.

BRASIL. Subsídios para Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13867&Itemid=936>. Acesso em: 25 fev. 2016.

BRASIL. Portaria normativa nº 21, de 26 de dezembro de 2014. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 dez. 2014. Seção 1, p. 7.

BRASIL. Indicadores de qualidade da educação superior. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/visualizar/-asset_publisher/6AhJ/content/enade-tera-mudancas-para-aprimorar-avaliacao-e-melhorar-metodologia-de-provas>. Acesso: 30 jan. 2016.

BRASIL. ENADE terá mudanças e poderá ser usado como critério para acesso à pós-graduação. Portal Brasil, Brasília, 21 dez. 2015. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/12/enade-tera-mudancas-e-podera-ser-usado-como-criterio-para-acesso-a-pos-graduacao>. Acesso: 28 jul. 2015

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Matriz de Referência. Brasília: O Instituto, 2009.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. A qualidade de ensino vinculada à democratização do acesso à escola. Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 60, p. 307-310, ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200023&lng=en&nrm=iso>. Acesso: 28 jul. 2015.

COSTA, Marisa Vorraber. Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXI. Educar, Curitiba, n. 37, p. 129-152, maio/ago. 2010.

FANAP (Faculdade Nossa Senhora Aparecida). ENADE. Disponível em: <http://www.fanap.br/ENADE.asp>. Acesso: 06 dez. 2016

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre,v.22, n. 2, p. 15, jul./dez. Porto Alegre, 1997.

LOPES, Alice Casimiro; LOPEZ, Silvia Braña. A performatividade nas políticas de currículo: o caso do ENEM. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 89-110, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 jul. 2015.

MATHEUS, Danielle dos Santos; LOPES Alice Casimiro. Sentidos de qualidade na política de currículo (2003-2012). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 337-357, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41018/28857>. Acesso em: 22 fev. 2016.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa, A qualidade e o currículo na escola básica brasileira. In: PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Antonio Flavio Barbosa Moreira: pesquisador em currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

MOURA, Rafael Moraes. MEC vai mudar o sistema de avaliação para melhorar a nota do ensino médio. O Estado de São Paulo, São Paulo, 22 ago. 2012. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/geral,mec-vai-mudar-sistema-de-avaliacao-para-melhorar-nota-do-ensino-medio-imp-,919902>. Acesso em: 20 jan. 2016.

POPKEWITZ, Thomas. Pisa: Numbers, standardizing conduct, and the alchemy of school subjects. In:PEREYRA, Miguel Atanasio; KOTTHOFF, Hans-George; COWEN Robert (Ed.). PISA underexamination: Changing knowledge, changing tests, and changing schools. Rotterdam: Sense Publishers, 2011.

PORTAL DE NOTÍCIAS G1. Escolas públicas estaduais de Goiás terão uma placa com a nota do IDEB. G1, Goiás, 15 ago. 2011. Disponível em: <http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/08/escolas-publicas-estaduais-de-goias-terao-uma-placa-com-nota-do-ideb.html>. Acesso: 20 jul. 2015.

PORTAL DE NOTÍCIAS G1. Conheça o especialista em educação Gustavo Ioschpe. G1, 15 maio 2011a. Disponível em: <http://g1.globo.com/platb/jnespecial/2011/05/16/conheca-o-especialista-em-educacao-gustavo-ioschpe/>. Acesso: 20 jan. 2016.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio 2011-2014. Porto Alegre: SEDUC/RS, 2011.

ROCHA, Paula Del Ponte. Orientações curriculares e políticas públicas para a formação de professores: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Química da UFPel. 2014. 134f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

ROSA, Maria Inês Petrucci. Sobre cultura(s) e seu lugar nas pesquisas sobre currículo escolar In: AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues; PESSANHA, Eurize (Org.). As potencialidades da centralidade da(s) cultura(s) para as investigações no campo do currículo. Campinas, São Paulo: Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas, 2007.

SACRISTÁN, José Gimeno. A Avaliação no ensino. In: SACRISTÁN, José Gimeno; GÓMEZ, Ángel I Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TODOS Pela Educação. O TPE. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/quem-somos/o-tpe/>. Acesso: 20 jan. 2016.

UFRGS. Resultados do ENADE. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sai/dados-resultados/resultados-enade>. Acesso: 20 jan. 2016.

VOSS, Dulce Mari Silva; GARCIA Maria Manuela Alves. O discurso da qualidade da educação e o governo da conduta docente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 391-412, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41512/28860>. Acesso: 22 fev. 2016.

Publicado

15-03-2017

Como Citar

Rocha, P. D. P., & Ferreira, M. (2017). Avaliação em larga escala e indicativos de qualidade na educação:: como se processa essa relação?. Revista Educação Em Questão, 55(43), 139–161. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11809

Edição

Seção

Artigos