A educação no diário de uma imigrante britânica e em outros escritos na província do Paraná

Autores

  • Ana Maria Rufino Gillies Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12191

Palavras-chave:

Escrita autobiográfica. Educação e gênero. Brasil e Inglaterra no século XIX.

Resumo

Este artigo discute a experiência de uma imigrante britânica que viveu na Província do Paraná entre os anos de 1868 e 1888, onde atuou como professora a partir de 1874. Para acompanhar sua trajetória, foram consultados relatórios administrativos e correspondências escritos por membros dos governos imperial e provincial, relativamente à colônia do Assungui, para onde ela, o marido, os filhos e outros imigrantes foram enviados em 1868; periódicos da província; memórias escritas por seu neto Albert; cartas escritas por ela e pelo marido e um diário mantido por ela entre os anos de 1880 e 1882. Desse conjunto documental, problematizamos a educação em face de uma escrita autobiográfica, assim como as condições enfrentadas para ensinar na colônia: a falta de livros e de locais adequados, a dificuldade para receber do governo as suas ‘gratificações’; os requisitos para ensinar na capital, a inconstância do alunato particular, o debate acercado que ensinar para as mulheres no Brasil e na Inglaterra; as seleções de leituras para educar-se e a educação dos filhos.

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Publicado

26-07-2017

Como Citar

Gillies, A. M. R. (2017). A educação no diário de uma imigrante britânica e em outros escritos na província do Paraná. Revista Educação Em Questão, 55(44), 51–73. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12191

Edição

Seção

Artigos