Políticas públicas educativas na América Latina

o contexto brasileiro e o venezuelano

Autores

  • Paulina Elena Villasmil Socorro
  • Arlete Ramos dos Santos
  • Claudio Pinto Nunes

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12743

Palavras-chave:

Políticas educativas. Trabalho docente. Pedagogia emancipadora.

Resumo

O presente trabalho analisa o devir das políticas educativas no contexto da América Latina, dando ênfase ao Brasil e à Venezuela. Ademais, faz uma reflexão sobre a relação entre o processo de expansão imperialista e seu viés de constituição de uma sociedade capitalista. No curso desse processo configuram sistemas educa- tivos na medida do modelo mercantilista, esvaziando de conteúdo sua função social e gerando, por sua vez, o fenômeno da exclusão e segregação. Essa análise toma como moldura o desenvolvimento das políticas públicas, que desde o século XX até o momento atual, são implementados no Brasil e na Venezuela, seu contexto histórico, seus lucros, contradições e os desafios que, certamente, virão, ao encontro da forma- ção dos professores e da prórpia prática pedagógica.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Socorro, P. E. V., Santos, A. R. dos, & Nunes, C. P. (2017). Políticas públicas educativas na América Latina: o contexto brasileiro e o venezuelano. Revista Educação Em Questão, 55(45), 12–41. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12743

Edição

Seção

Artigos