Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács

Autores

  • Liliam Faria Porto Borges

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747

Palavras-chave:

Educação. Escola. Humanização.

Resumo

O trabalho discute o entendimento da escola a partir dos conceitos de trabalho e humanização em Marx, Engels e Lukács. A constituição humana por meio da sua intervenção junto à natureza e o estabelecimento das relações sociais são processos educativos que se repetem, tanto na história do homem, quanto no desenvolvimento individual, recolocando, nos processos educativos, a construção do homem como ser social e construindo o longo caminho de distanciamento de sua condição animal. Com base nesse breve panorama, propõe uma análise acerca da escola e do ensino no Brasil, indicando a função social da educação escolar e o significado das perspectivas pedagógicas que secundarizam a relação entre ensinar e aprender.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Borges, L. F. P. (2017). Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, 55(45), 101–126. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747

Edição

Seção

Artigos