Ambiente escolar e o Ideb em municípios do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais

Autores

  • Antônio Cláudio Andrade dos Reis
  • Magna França
  • Antônio Cláudio Moreira Costa

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12753

Palavras-chave:

Infraestrutura e recursos pedagógicos. Ideb. Índice de Adequação do Ambiente escolar.

Resumo

O estudo trata da dimensão Infraestrutura e Recursos Pedagógicos, constante do Plano de Ações Articuladas do período 2007-2011, especificamente, do ambiente escolar e da correlação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, em 15 redes municipais de ensino dos estados do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, participantes de um projeto em rede do Observatório da Educação do Ministério da Educação. Os dados extraídos dos microdados do censo escolar identificam as condições de infraestrutura e as conexões existentes entre o Ideb para o ensino fundamental e os resultados do Índice de Adequação do Ambiente Escolar. Os dois primeiros estados apresentam melhorias pontuais nas condições de infraestrutura e o alcance do Ideb e o terceiro condições satisfatórias. Entretanto, é necessário observar o dado além da dimensão estrutural bem como implementar políticas educacionais em face das condições efetivas de ações que visem promover melhorias no ambiente escolar.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Reis, A. C. A. dos, França, M., & Costa, A. C. M. (2017). Ambiente escolar e o Ideb em municípios do Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Revista Educação Em Questão, 55(45), 254–280. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12753

Edição

Seção

Artigos